Notícias


A importância da massa muscular na manutenção do peso corporal

Fisiologicamente, e ao contrário do que pensam a maioria dos portugueses, quando perdemos peso não estamos somente a perder massa gorda, aliás, a quantidade de massa magra perdida por cada kg de peso corporal é superior à de massa gorda.


Índice Glicémico

O índice glicémico (IG) de um alimento é um indicador que mede a resposta metabólica, ao nível da produção de insulina, que determinado alimento provoca no nosso organismo quando digerido.


Vitamina C: o seu escudo protetor para este inverno

As vitaminas são fundamentais para o correto funcionamento do nosso organismo, protegendo-o contra diversas doenças.


Medidas a implementar em 2018

O início de um novo ano é o momento ideal para refletir sobre os seus comportamentos no ano que findou e ganhar motivação extra para colocar em prática todas as medidas que tem vindo a adiar, ano após ano.


Gota e Ácido Úrico: tudo o que sempre quis saber

Em Portugal estima-se que 1,6% da população sofre de gota. O número de casos tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos, possivelmente pelas mudanças na alimentação e nos estilos de vida.


Hipertensão Arterial: tudo o que sempre quis saber

Estima-se que a prevalência de hipertensão arterial em Portugal seja de 42,1%, estando apenas 39,0% destes doentes medicados e só 11,2% controlados.


Estou grávida! E agora, o meu peso???

É muito comum e legitimo uma grávida demostrar preocupação com o aumento de peso durante a gravidez, até porque é muito fácil uma pessoa de peso equilibrado e sem tendência para a obesidade possa passar para uma pessoa com problema de peso excessivo se não tiver os cuidados certos e adequados.


Obesidade em Portugal: uma questão de peso

Seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos.


Refrigerantes: verdadeiras bombas de açucar

Reconhecidos por todos como uma opção pouco saudável, a verdade é que muitos desconhecem realmente o verdadeiro teor de açúcar escondido nos refrigerantes e o impacto que a sua ingestão acarreta para a saúde.


Colesterol – nem bonzinho, nem assim tão vilão!

O colesterol é obtido pelo nosso organismo de duas formas: através da produção própria (no fígado) e através da alimentação (sobretudo, carne, ovos e laticínios).


Os outros “nomes” do açúcar

O segredo para uma escolha informada está em ler bem os rótulos alimentares, em particular as tabelas de macronutrientes e de valor calórico e as listas de ingredientes, onde estes estão listados desde o de maior percentagem até ao de menor.


Manter a pele saudável com uma boa alimentação

A composição nutricional de certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, a atenuar os danos causados pela exposição ao sol e a manter a sua pele hidratada.