Clinicas Persona - Alface

Alface


Cultivada desde o tempo dos egípcios, há milhares de anos, e muito apreciada na época dos gregos e romanos, tendo-lhe até sido atribuídas duvidosas propriedades medicinais na época medieval, a alface, cientificamente conhecida por Lactuca sativa, só nos últimos 2 séculos, com o advento da globalização, se tornou no legume mais consumido em todo o mundo.

Para isso contribui a sua grande adaptabilidade ao cultivo em estufas e a sua resistência a baixas temperaturas, mesmo no exterior.

Ponto de vista nutricional

Apesar de estar muitas vezes associado o consumo da alface a um estilo de vida saudável, importa referir que a mesma é muito pobre do ponto de vista nutricional, pois tirando a elevada concentração em potássio, o que faz com que o seu consumo em indivíduos sob terapia anti-coagulante possa ter de estar vigiado, e folatos, é, nutricionalmente falando, uma hortaliça pobre, não tendo a riqueza e virtude que, por exemplo, têm os brócolos ou a couve portuguesa.

Ou seja, o fato de consumir salada de alface todos os dias a acompanhar a sua refeição, não faz da mesma, nem da sua alimentação, uma dieta forçosamente equilibrada e correta.

Ainda assim, importa referir aspetos positivos no seu consumo!

Tendo uma elevada percentagem de água (+/- 95%) e baixo teor em hidratos de carbono e calorias (+/- 16 Kcal/100 gr) é adequado o seu consumo, no caso de estar num regime de perda de peso.

Apesar de não ter quantidades relevantes, tem alguma fibra o que contribui para aumento da saciedade pós-prandial e da motilidade intestinal.

Outras informações sobre a alface

Ela é consumida preferencialmente crua, somente a parte das folhas, muitas vezes acompanhada de cebola e tomate, podendo também ser incorporadas em sopas (folhas e caule).

Tem um tempo de prateleira relativamente curto, mas não necessita obrigatoriamente de ser conservada em frio.

Depois de temperada, especialmente com vinagre, deve ser logo consumida, pois em pouco tempo as folhas ficam amolecidas e murchas.

Podemos também usar azeite no seu tempero, mas com moderação, pois uma salada de alface temperada com demasiado azeite, pode até contribuir para aumento de peso.

Importa também alertar que, no caso de não a comprar embalada, deve-a lavar adequadamente, podendo se preferi deixá-la alguns minutos de molho numa bacia cheia de água com uma colher de sopa de lixívia.

Curiosidade

Pertencente à mesma família botânica da chicória, endívias e alcachofras, em Portugal, as alfaces encontram as melhores condições para seu desenvolvimento e colheita durante a primavera e início de verão (embora dependa um pouco da sua variedade), mas, e dado ser amplamente cultivada em estufa, podemos encontrá-la durante todo o ano e praticamente com as mesmas características organolépticas.

Resumindo, as alfaces são um legume importante na nossa alimentação, mas não faça delas o único legume que consome, devendo pois variar na composição das suas saladas e incorporar também outros legumes na sua dieta, seja no prato ou em sopas.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.