Clinicas Persona - Alimentacao -Gota - Acido urico

A alimentação e a gota/ácido úrico

A Gota é uma doença inflamatória que surge quando existe acumulação de cristais de monourato de sódio nas articulações, ossos, tendões, etc..

Tal condição pode resultar em artrite aguda, artrite crónica ou Gota tofácea (artrite com presença de tofos).

A Gota é a forma mais habitual da artrite inflamatória, sendo que os homens são mais propensos a ter a doença, e nas mulheres a incidência dá-se sobretudo após a menopausa.

Alguns estudos têm vindo a demonstrar que existe um maior risco de morte em pessoas que apresentem Gota e doenças cardiovasculares em conjunto, no entanto, outras comorbilidades estão também associadas a quem tem Gota, como hipertensão, diabetes, doença renal crónica ou até historial de enfarte do miocárdio.

Embora o papel da alimentação esteja um pouco limitado no tratamento da Hiperuricemia (excesso de ácido úrico) e da Gota, sabe-se que a perda de gordura em excesso e manter uma alimentação saudável e equilibrada têm uma função de controlo da doença bastante aceitável, em particular nas pessoas que apresentam outras doenças em conjunto.

A concentração do urato sérico pode variar consoante os alimentos ingeridos, por isso apresentam-se de seguida os alimentos que favorecem o seu aumento, devendo, por esse facto, ser evitados:

• cerveja;
  • licores;
  • refrigerantes;
  • carnes de porco ou cordeiro;
  • batata;
  • carne de aves;
  • pescado;
  • bivalves;
  • vinho.

Por outro lado, os alimentos como o:

• leite magro;
  • pão integral;
  • ovos;
  • amendoins;
  • queijo;
  • margarina;
  • fruta não cítrica;
  • banana;
  • frutos oleaginosos (amêndoa, noz)

estão associados à redução dos níveis de urato sérico.

Assim sendo, os indivíduos que apresentem um diagnóstico de Gota devem limitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em purinas (anchovas, caldos de carne, vísceras, cavala, carne moída, mexilhões, ovas, sardinha e pão com leveduras), bem como alimentos ricos em frutose, já que está associada uma maior incidência da doença nas pessoas que consomem uma maior quantidade de alimentos ricos em frutose como refrigerantes ou sumos de frutas.

Como forma de controlo mais eficaz da doença é também recomendada a perda de gordura a pessoas com excesso de peso ou obesidade.