Clinicas Persona - Artrite e alimentacao

Artrite e alimentação

Algumas pessoas sentem que, ao fazer mudanças na sua dieta, melhoram a sintomatologia da artrite.

As alterações passam por evitar alimentos inflamatórios, como gorduras saturadas e açúcar.

Também pode envolver evitar alimentos ricos em purinas.

Vamos analisar cinco tipos de alimentos que uma pessoa que sofra de artrite deve evitar, bem como alimentos que podem ajudar.

Alimentos a evitar

Gorduras com ação inflamatória

Vários tipos de gorduras aumentam a inflamação no corpo. Um indivíduo que sofra de algum tipo de artrite deve limitar o consumo de:

• Ácidos gordos ómega 6, presentes nos óleos alimentares, como milho, girassol e óleo vegetal. Contudo, os ácidos gordos ómega 6 não são prejudiciais quando consumidos com moderação;
  • Gordura saturada. A carne, a manteiga e o queijo contêm esse tipo de gordura. A gordura saturada deve representar menos de 10% da ingestão total de calorias diárias de um adulto;
  • Gorduras trans. Este tipo de gordura é prejudicial à saúde humana porque reduz o colesterol “bom” (HDL), aumenta o colesterol “mau” (LDL), aumentando assim os níveis de inflamação. As indústrias alimentares têm procurado remover as gorduras trans da maioria dos alimentos processados nos últimos anos, mas deverá sempre observar os rótulos alimentares dos produtos que adquire e certificar-se que não contêm estes ácidos gordos nocivos.

Açúcar

Alguns estudos demonstram que as pessoas que bebem regularmente refrigerantes ricos em açúcar, além de maiores riscos de morrer de doenças cardiovasculares, e de sofrerem de obesidade, têm também maior propensão para padecerem de doenças inflamatórias como a artrite. Muitos alimentos contêm açúcares adicionados, logo, é fundamental que leia com o máximo de atenção todos os rótulos alimentares dos produtos que adquire. Muitas vezes o “açúcar” surge com outras menções e nomenclaturas. Verifique sempre o total de hidratos de carbono presentes e a quantidade de açúcares simples.

Vegetais da família das solanáceas

As solanáceas são um grupo de vegetais que contêm o composto solanina, identificado como possível agente negativo para o processo inflamatório, logo a ser consumido com moderação por quem tenha problemas inflamatórios crónicos. Neles se incluem:

• tomates;
  • beringelas;
  • pimentos;
  • batatas.

É pedido que, quem seja sensível a estes alimentos, procure eliminá-los da sua dieta temporariamente (15 dias pelo menos) introduzindo-os um a um posteriormente e estando vigilante se a sintomatologia inflamatória se agravar. Escrever um diário alimentar pode ajudar a verificar esta situação.

Alimentos ricos em purinas

Para as pessoas que sofrem de gota, o nutricionista pode prescrever uma dieta baixa em purinas combinada com terapia medicamentosa. As purinas são substâncias presentes em alguns alimentos que o corpo converte em ácido úrico. O ácido úrico pode acumular-se na corrente sanguínea e causar dor nas articulações ou um episódio agudo de gota. Os seguintes alimentos são ricos em purinas, logo devem ser tidos em atenção:

• carne vermelha;
  • vísceras como o fígado e o rim;
  • cerveja e outras bebidas alcoólicas;
  • carnes curadas, como o presunto, o bacon e outros produtos de charcutaria;
  • alguns frutos do mar, como os mexilhões e as vieiras.

Tipos de artrite

Existem vários tipos de artrite causadores de dor, inchaço e rigidez nas articulações. A forma mais comum de artrite é a osteoartrite. Mas existem outros tipos, tai como:

• artrite reumatoide;
  • artrite psoriática;
  • artrite idiopática juvenil;
  • gota;
  • lúpus;
  • espondilite anquilosante.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que cerca de um quarto da população mundial sofre de alguma forma de artrite.

Podem as nossas escolhas alimentares ajudar a atenuar efeitos da artrite?

A nossa alimentação ajudará a tornar a artrite mais suportável pois:

1. reduz os níveis de inflamação no corpo;
  2. permite manter peso dentro valores ideais;
  3. promove a saúde e a cicatrização dos tecidos;
  4. podemos evitar alimentos com potencial inflamatório desencadeante.

Normalmente, um processo inflamatório protege o corpo de problemas, ajudando na defesa contra bactérias e auxiliando na cicatrização de feridas.

No entanto, quando a inflamação persiste por um período prolongado, os sintomas crónicos associados à mesma desenvolvem-se.

O que uma pessoa come tem um impacto nos níveis de inflamação. Alguns alimentos são inflamatórios e outros são anti-inflamatórios.

De acordo com a Arthritis Foundation, vários estudos mostram que os alimentos anti-inflamatórios podem reduzir a dor e a progressão da artrite.

O peso corporal de indivíduo também influencia os seus níveis de inflamação.

As células de gordura produzem citocinas, que são células imunes que aumentam a inflamação.

Outra forte razão para manter o seu peso estabilizado é diminuir a sobrecarga ponderal sobre as nossas articulações, particularmente as dos membros inferiores. Finalmente, alguns tipos de artrite têm alimentos desencadeantes específicos.

Por exemplo, alimentos ricos em purinas podem contribuir para um ataque de gota.

Alimentos que devemos preferir

Consumir os seguintes alimentos podem beneficiar pessoas com artrite.

Gorduras anti-inflamatórias

A Arthritis Foundation enuncia os seguintes tipos de gordura que podem reduzir a inflamação:

• Gorduras insaturadas: incluem azeite, óleo de abacate e óleos de nozes e sementes. O azeite extra virgem contém o composto oleocanthal, que possui propriedades anti-inflamatórias semelhantes ao ibuprofeno;
  • Ácidos gordos ómega 3: peixes gordos, como o salmão, a sardinha e o arenque, contêm ácidos gordos ómega 3. Investigadores da temática da artrite recomendam comer pelo menos 2 porções de peixes gordos por semana. Alternativamente, também poderemos ingerir óleo de peixe em suplementos alimentares. Alguns estudos sugerem que tomar 600mg a 1000mg de óleo de peixe por dia pode aliviar a rigidez, o inchaço e a dor nas articulações. Vegetarianos e veganos podem obter ácidos gordos ómega 3 de nozes ou outros frutos oleaginosos.

O óleo de coco também pode ser benéfico para a artrite. Estudos em animais mostram que, embora o óleo de coco seja uma gordura saturada, possui propriedades anti-inflamatórias. São, contudo, necessários mais estudos e maior evidência científica para confirmar esse benefício em humanos.

Frutas e vegetais

Outros estudos indicam que dietas à base de plantas podem diminuir os sintomas da artrite. A Arthritis Foundation sugere que as seguintes frutas e vegetais podem ser especialmente benéficas para pessoas com artrite:

• Cebolas e alhos: contêm o composto anti-inflamatório quercetina. Eles também contêm compostos de enxofre que podem reduzir problemas nas cartilagens;
  • Batata-doce, abóbora e cenoura: os vegetais de cor laranja e vermelhos contêm carotenoides, que são antioxidantes. Algumas pesquisas científicas ligam os carotenoides a um menor risco de desenvolver artrite reumatoide, apesar de não serem conclusivos;
  • Vegetais de folhas verdes: vegetais como repolho, brócolos, acelga e espinafre contêm cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos. São igualmente ricos em compostos antioxidantes;
  • Frutas cítricas, morangos e kiwis: alimentos com elevadas quantidades de vitamina C ajudam a proteger os ossos e as cartilagens.

Dieta anti-inflamatória

Optar por seguir uma dieta anti-inflamatória pode ajudar uma pessoa a manter-se saudável e evitar os sintomas da inflamação. Uma das dietas anti-inflamatórias mais pesquisadas é a dieta mediterrânea. A dieta mediterrânica, tão bem conhecida pelos portugueses, apregoa o consumo dos seguintes alimentos:

• azeite;
  • frutas, vegetais e grãos integrais;
  • peixe, ovos e carnes magras;
  • nozes e outras sementes.

A dieta mediterrânica também inclui níveis moderados de produtos lácteos, mas limita açúcar, álcool e carnes vermelhas. A Arthritis Foundation observa que uma dieta mediterrânica pode reduzir a inflamação e a dor em pessoas com osteoartrite e proteger contra o risco de fratura. Algumas pessoas que seguem a dieta mediterrânica também podem perder peso sem contar calorias ou limitar o tamanho das porções, porque a dieta é predominantemente baseada em vegetais, logo de baixo valor calórico.

Outras dicas para controlar a artrite

Alguns conselhos finais para lidar melhor com a sua artrite:

• Deve praticar exercício de baixo impacto: este tipo de atividade ajuda a manter-se ativa sem danificar as articulações. A OMS recomenda caminhar, nadar ou andar de bicicleta como excelentes exercícios preventivos;
  • Modos de confeção alimentos: dependendo do método de confeção escolhido podem se preservar ou libertar mais nutrientes dos alimentos do que outros. Cozinhar ao vapor em vez de cozer em água e grelhar levemente em azeite em vez de fritar pode facilitar a absorção dos nutrientes. A utilização de micro-ondas, desde que por um curto período de tempo, também preserva o conteúdo de nutrientes;
  • Exposição solar: a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos porque, segundo a Arthritis Foundation, ajuda o corpo a absorver o cálcio. Embora algumas fontes de alimentos contenham vitamina D, a maneira mais fácil de obter vitamina D adequada é passar algum tempo ao sol.