8 benefícios do funcho

Conhecido pelo seu sabor único, é uma planta herbácea comestível e muito aromática. Entre os muitos benefícios do funcho encontra-se a sua fantástica capacidade de auxiliar a digestão. Além de ser rico em fibras e pobre em calorias, logo uma excelente opção para quem quer emagrecer.

Cresce de forma espontânea nos Açores e na Madeira e a sua abundância está na origem do nome da cidade do Funchal, a atual capital madeirense.

O sabor doce do funcho, parecido com o alcaçuz, é semelhante ao do anis, pelo que, apesar de não terem qualquer parentesco entre si, é muitas vezes chamado de anis ou erva-doce.

A textura do funcho é similar à do aipo, ou seja, crocante e ligeiramente estriada. As suas folhas podem ser usadas para condimentar pratos de peixe e vegetais e o seu bolbo enriquece o sabor das saladas.

Composição nutricional do funcho

100g de funcho contêm:
– 31 calorias
– 90,2g de água
– 1,2g de proteína
– 0,2g de gordura
– 7,3g de hidratos de carbono
– 3,1g de fibra
– 414mg de potássio
– 52mg de sódio

Sabia que o funcho contribui para diminuir reações alérgicas?

  • as sementes de funcho são ricas em flavonóides, vitamina C, ômega 3 e 9, além dos minerais potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo e zinco;
  • o cheiro e sabor característico do funcho resulta da presença de anetol, um composto fortemente aromatizante;
  • o anetol é considerado um estimulante das funções digestivas;
  • as sementes secas são utilizadas em chás e tisanas e como aromatizante em licores e bebidas alcoólicas destiladas;
  • o chá de sementes de funcho é utilizado para reduzir os gases intestinais, incluindo na primeira infância e em crianças lactentes;
  • o chá de funcho também é útil no tratamento de outras situações de saúde como indigestão, prisão de ventre, flatulência, tosse e diarreia, além de estimular o apetite, prevenir o mau hálito e a azia;
  • por ter ação diurética, o chá de funcho também ajuda a combater o inchaço causado pela retenção de líquidos;
  • pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória, o funcho contribui para diminuir reações alérgicas.

Frango grelhado com salada de laranja e funcho

Frango grelhado com salada de laranja e funcho

Ingredientes:

1 peito de frango

¼ de cabeça de funcho

1 molho de rúcula

1 laranja

1 cebola pequena

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

sal e pimenta q.b.

Preparação:

  1. Grelhe o peito de frango, temperado com sal e pimenta, primeiro do lado com a pele e depois do outro, cerca de 4 minutos cada.
  2. Deixe o lume brando para não queimar.
  3. Corte o funcho em fatias finas.
  4. Numa saladeira coloque a rúcula e o funcho. Para o molho, misture numa tigela a cebola picada, o vinagre balsâmico, sumo de ½ laranja, azeite e retifique com sal e pimenta.
  5. Tempere a salada com o molho e sirva com o peito de frango grelhado cortado em fatias, uns gomos de laranja e um fio de azeite por cima.

Conclusão

O funcho deve ser utilizado no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades desta planta e a melhor forma de a incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si!