10 dicas para comer menos


Num processo de emagrecimento não só o que ingerimos tem influência direta na perda de peso, as mudanças de alguns hábitos podem ajudar a ingerir uma menor quantidade de calorias ou a prolongar a sensação de saciedade por mais tempo.

Consulte as nossas dicas para comer menos, sem sacrifícios!

1 – Comer de 3 em 3 horas

Para prolongar a sensação de saciedade por mais tempo deve fazer refeições de pequenas porções de 3 em 3 horas, deste modo o metabolismo mantém-se mais regulado, moderando a vontade de comer.

2 – Use pratos menores durante as principais refeições

O recurso a pratos mais pequenos durante as principais refeições faz com que ingira uma menor quantidade de alimentos. Diversos estudos mostraram que quanto maior o tamanho do prato maior é a probabilidade de vir a ingerir mais calorias.

3 – Inicie as principais refeições por saladas ou sopa de legumes

Ao iniciar a refeição comece por ingerir alimentos mais leves como saladas e legumes, ou então um bom prato de sopa, pois ajudam a preencher o estômago, saciam a fome e na hora de iniciar o prato principal pode fazer escolhas mais conscientes.

4 – Evite alimentos açucarados

Durante o dia evite o consumo de alimentos à base de açúcares simples, pois estes alimentos são digeridos mais rápido pelo organismo e a sensação de fome chega mais depressa.

5 – Opte por alimentos ricos em fibra e proteínas

Faça escolhas alimentares inteligentes e opte por alimentos ricos em fibra e proteínas que demoram mais tempo a ser absorvidas pelo organismo. Assim, na primeira refeição do dia, procure consumir alimentos, como por exemplo, fiambre magro, queijos magros, iogurte natural, fibras integrais, kiwis, entre outros alimentos.

6 – Beba água/tisanas/chás

A água, as tisanas e os chás ajudam a preencher o estômago e a prologar a saciedade por mais tempo.

7 – Mastigue bem os alimentos

O cérebro demora 15 minutos a receber a mensagem de saciedade, por isso, mastigue bem os alimentos, porque além de facilitar o processo digestivo, ainda faz com que consuma uma menor quantidade de alimentos.

8 – Não faça compras com fome

Ir às compras com fome, além de incentivar as compras por impulso, faz com que perca menos tempo a ler os rótulos e, por isso, adquira alimentos menos saudáveis. Opte por fazer compras com tempo e dê uma especial atenção aos rótulos para fazer escolhas alimentares mais conscientes. Sempre que possível faça as suas compras de supermercado logo após o almoço ou o jantar.

9 – Não coma os alimentos diretamente da embalagem

Ao comer pela embalagem perde a noção das porções e a tendência para comer mais que o desejável é maior. Opte por dividir os alimentos em proporções adequadas, assim tem um maior controlo nas quantidades de alimentos consumidos.

10 – Não faça refeições a ver televisão

Os fatores de distração, como ver televisão à hora da refeição, fazem com que se ingira uma maior quantidade de alimentos do que o desejável. Por isso, reserve pelo menos meia hora do dia para que cada refeição seja feita com calma e sem distrações.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Categorias: ,

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.