O seu carrinho está vazio!
21 Dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos
Bem antes de se usar arroz para absorver a água dos telefones móveis que caíram à água, já as nossas avós nos ensinavam a misturar alguns grãos de arroz ao sal, no saleiro.
É uma ótima forma de retirar a humidade em excesso ao sal, preservando a qualidade.
Com o tempo fomos aprendendo outros truques.
Dicas para preservar os alimentos e mantê-los frescos
Hoje apresentamos 21 dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos.
- As ervas oleosas devem ser tratadas da seguinte forma: As ervas oleosas, como por exemplo tomilho, podem ser apenas amarradas com uma corda.
- Assar nozes, castanhas ou amêndoas assim que as comprar e colocar no congelador: Quando são assadas ficam com mais sabor e duram mais tempo.
- Colocar gengibre no congelador: Rale muito mais facilmente desta maneira e, ainda por cima, dura por muito mais tempo.
- Colocar um bocadinho de manteiga para cortar queijo: Se o fizer, o queijo não irá endurecer.
- Congelar cebolinha numa garrafa de plástico: Antes de a guardar, deve certificar-se de que a cebolinha esteja totalmente seca, caso contrário vai queimar no congelador.
- Congelar ervas frescas em azeite: Enquanto congelam, as ervas vão expandir o óleo e as pedras de gelo podem ser úteis para cozinhar. Pode colocar uma e usar como base para o prato. As ervas que funcionam melhor, são: alecrim, sálvia, tomilho e orégão.
- Deve colocar no frigorífico os seguintes alimentos: Maçãs, feijão, baga, brócolos, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, cereja, milho, pepino, beringela, gengibre, pimenta-jalapinha, folhas verdes, cogumelo, abobrinha.
- Deve guardar os seguintes alimentos a temperatura ambiente ou numa despensa fresca: Abacate, damasco, banana, cítricos, alho, kiwi, melão, nectarina, cebola, pera, pêssego, ameixa, abacaxi, batata.
- Embrulhar aipo, brócolos e alface em papel alumínio antes de colocar no frigorífico: Vão ficar ‘crocantes’ pelo menos durante 4 semanas.
- Embrulhar os cachos de bananas em filme plástico: Deste modo elas vão durar de 3 a 5 dias mais do que o normal. As bananas também produzem mais gás etileno do que qualquer outra fruta, deste modo deve mante-las isoladas.
- Faça uma receita de vinagre para que os morangos se conservem por mais tempo: A mistura deve incluir uma porção de vinagre (branco ou de maçã) e dez porções de água. Deve misturar os morangos no vinagre, escorrer, enxaguar e, posteriormente, colocar no frigorífico (a solução fica diluída o suficiente para não desperdiçar o vinagre). As framboesas podem durar uma semana e pouco, enquanto que os morangos podem durar até duas semanas sem se estragarem.
- Guardar batatas com maçãs para que estas não germinem
- Guardar os aspargos e coentros como se estivesse a guardar flores cortadas: Corte as raízes, coloque num recipiente com água, posteriormente coloque numa saca de plástico sobre os aspargos e leve ao frigorífico.
- Guardar tomates por mais tempo: Não deve guardar tomates num saco plástico (o etileno preso ali dentro vai ajudar a apodrecerem mais rápido). Os tomates que ainda não estão maduros devem ser conservados com a raiz de ponta cabeça, numa saca de papel ou numa caixa de papelão fino. Deve guardar numa zona gelada até ficarem com a cor vermelha. Se desejar que amadureçam mais rápido, deve guardar com frutas. Os gases emitidos ajudarão a amadurecer os tomates. Os tomates maduros devem ser guardados a temperatura ambiente ou numa zona longe da luz do sol, sobre papel, sem os tomates se tocarem, com a raiz para cima. Os tomates que estejam muito maduros devem ser colocados no frigorífico, mas deve, antes de comê-los, deixa-los chegar à temperatura ambiente.
- Guarde cebolas em meia-calça: Se colocar as cebolas na meia-calça e amarrar nós entre cada cebola, podem durar até 8 meses.
- Manter cogumelos em sacos de papel e não em sacos plásticos: O saco plástico prenderá a humidade causando bolor. Deve colocar num saco de papel no frigorífico ou num local fresco e seco.
- Não deve guardar cebolas com batatas: Caso contrário estragam mais rápido. Se colocar num lugar seco e arejado, as cebolas duram de 2 a 3 meses.
- Para guardar ervas delicadas deve cobrir com plástico, prender com um elástico e, posteriormente, refrigerar: Pode guardar manjericão, coentro e cebolinha, entre outras.
- Retire todas as maçãs podres: uma maçã podre pode estragar todas as frutas ao seu redor.
- Utilizar recipientes em vidro: Estes utensílios são muito úteis e uma alternativa mais saudável e duradoura do que tupperware de plástico.
- Siga estas regras de onde guardar os alimentos no frigorífico:
- Colocar a temperatura em 5°C ou menos – se estiver mais quente, pode correr o risco de ter bactérias nos alimentos.
- Guardar os restos de alimentos até 4 dias em recipientes de vidro transparente.
- Nunca misture frutas, vegetais e carnes na mesma gaveta. A contaminação pode levar à deterioração e desperdício de alimento.
- Não colocar o leite ou outros alimentos que perecem rápido na porta do frigorífico, pois a temperatura pode ser muito variável. O melhor sitio para guardar o leite é na prateleira do meio.
- Guardar carne crua e frutos do mar, na prateleira de baixo, a fim de evitar respingos contaminando outros alimentos. Deve embrulhar bem os produtos de carne.
- Os alimentos para manterem-se frescos precisam de ar a circular. Se estiver muito cheio pode criar pontos quentes e frios, causando deterioração dos alimentos.
- Não deve cortar o alimento caso não os queira consumir. Carne, frutas e vegetais cortados, apodrecem mais rápido do que se estivessem inteiros.
- Antes de comprar alimentos, veja o que tem. Posteriormente coloque sempre para trás os alimentos adquiridos.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
4 comentários a “21 Dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos”