Clinicas Persona - Preservar alimentos

21 Dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos


Bem antes de se usar arroz para absorver a água dos telefones móveis que caíram à água, já as nossas avós nos ensinavam a misturar alguns grãos de arroz ao sal, no saleiro.

É uma ótima forma de retirar a humidade em excesso ao sal, preservando a qualidade.

Com o tempo fomos aprendendo outros truques.

Dicas para preservar os alimentos e mantê-los frescos

Hoje apresentamos 21 dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos. 

  1. As ervas oleosas devem ser tratadas da seguinte forma: As ervas oleosas, como por exemplo tomilho, podem ser apenas amarradas com uma corda.
  2.  Assar nozes, castanhas ou amêndoas assim que as comprar e colocar no congelador: Quando são assadas ficam com mais sabor e duram mais tempo.
  3.  Colocar gengibre no congelador: Rale muito mais facilmente desta maneira e, ainda por cima, dura por muito mais tempo.
  4.  Colocar um bocadinho de manteiga para cortar queijo: Se o fizer, o queijo não irá endurecer.
  5.  Congelar cebolinha numa garrafa de plástico: Antes de a guardar, deve certificar-se de que a cebolinha esteja totalmente seca, caso contrário vai queimar no congelador.
  6.  Congelar ervas frescas em azeite: Enquanto congelam, as ervas vão expandir o óleo e as pedras de gelo podem ser úteis para cozinhar. Pode colocar uma e usar como base para o prato. As ervas que funcionam melhor, são: alecrim, sálvia, tomilho e orégão.
  7.  Deve colocar no frigorífico os seguintes alimentos: Maçãs, feijão, baga, brócolos, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, cereja, milho, pepino, beringela, gengibre, pimenta-jalapinha, folhas verdes, cogumelo, abobrinha.
  8.  Deve guardar os seguintes alimentos a temperatura ambiente ou numa despensa fresca: Abacate, damasco, banana, cítricos, alho, kiwi, melão, nectarina, cebola, pera, pêssego, ameixa, abacaxi, batata.
  9.  Embrulhar aipo, brócolos e alface em papel alumínio antes de colocar no frigorífico: Vão ficar ‘crocantes’ pelo menos durante 4 semanas.
  10.  Embrulhar os cachos de bananas em filme plástico: Deste modo elas vão durar de 3 a 5 dias mais do que o normal. As bananas também produzem mais gás etileno do que qualquer outra fruta, deste modo deve mante-las isoladas.
  11.  Faça uma receita de vinagre para que os morangos se conservem por mais tempo: A mistura deve incluir uma porção de vinagre (branco ou de maçã) e dez porções de água. Deve misturar os morangos no vinagre, escorrer, enxaguar e, posteriormente, colocar no frigorífico (a solução fica diluída o suficiente para não desperdiçar o vinagre). As framboesas podem durar uma semana e pouco, enquanto que os morangos podem durar até duas semanas sem se estragarem.
  12.  Guardar batatas com maçãs para que estas não germinem
  13.  Guardar os aspargos e coentros como se estivesse a guardar flores cortadas: Corte as raízes, coloque num recipiente com água, posteriormente coloque numa saca de plástico sobre os aspargos e leve ao frigorífico.
  14.  Guardar tomates por mais tempo: Não deve guardar tomates num saco plástico (o etileno preso ali dentro vai ajudar a apodrecerem mais rápido). Os tomates que ainda não estão maduros devem ser conservados com a raiz de ponta cabeça, numa saca de papel ou numa caixa de papelão fino. Deve guardar numa zona gelada até ficarem com a cor vermelha. Se desejar que amadureçam mais rápido, deve guardar com frutas. Os gases emitidos ajudarão a amadurecer os tomates. Os tomates maduros devem ser guardados a temperatura ambiente ou numa zona longe da luz do sol, sobre papel, sem os tomates se tocarem, com a raiz para cima. Os tomates que estejam muito maduros devem ser colocados no frigorífico, mas deve, antes de comê-los, deixa-los chegar à temperatura ambiente.
  15.  Guarde cebolas em meia-calça: Se colocar as cebolas na meia-calça e amarrar nós entre cada cebola, podem durar até 8 meses.
  16.  Manter cogumelos em sacos de papel e não em sacos plásticos: O saco plástico prenderá a humidade causando bolor. Deve colocar num saco de papel no frigorífico ou num local fresco e seco.
  17.  Não deve guardar cebolas com batatas: Caso contrário estragam mais rápido. Se colocar num lugar seco e arejado, as cebolas duram de 2 a 3 meses.
  18.  Para guardar ervas delicadas deve cobrir com plástico, prender com um elástico e, posteriormente, refrigerar: Pode guardar manjericão, coentro e cebolinha, entre outras.
  19.  Retire todas as maçãs podres: uma maçã podre pode estragar todas as frutas ao seu redor.
  20.  Utilizar recipientes em vidro: Estes utensílios são muito úteis e uma alternativa mais saudável e duradoura do que tupperware de plástico.
  21.  Siga estas regras de onde guardar os alimentos no frigorífico:
  • Colocar a temperatura em 5°C ou menos – se estiver mais quente, pode correr o risco de ter bactérias nos alimentos.
  • Guardar os restos de alimentos até 4 dias em recipientes de vidro transparente.
  • Nunca misture frutas, vegetais e carnes na mesma gaveta. A contaminação pode levar à deterioração e desperdício de alimento.
  • Não colocar o leite ou outros alimentos que perecem rápido na porta do frigorífico, pois a temperatura pode ser muito variável. O melhor sitio para guardar o leite é na prateleira do meio.
  • Guardar carne crua e frutos do mar, na prateleira de baixo, a fim de evitar respingos contaminando outros alimentos. Deve embrulhar bem os produtos de carne.
  • Os alimentos para manterem-se frescos precisam de ar a circular. Se estiver muito cheio pode criar pontos quentes e frios, causando deterioração dos alimentos.
  • Não deve cortar o alimento caso não os queira consumir. Carne, frutas e vegetais cortados, apodrecem mais rápido do que se estivessem inteiros.
  • Antes de comprar alimentos, veja o que tem. Posteriormente coloque sempre para trás os alimentos adquiridos.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

4 comentários a “21 Dicas para preservar os seus alimentos e mantê-los frescos”