O seu carrinho está vazio!
Pequenas, mas poderosas. A importância das sementes na alimentação!
As sementes são classificadas como superalimentos… e não é difícil perceber o porquê.
Conhecidas por completarem uma alimentação saudável e tornar o nosso organismo mais nutrido, algumas sementes merecem atenção especial para fazer parte integral das nossas refeições do dia a dia.
Pequenas no tamanho, mas gigantescas em relação aos poderes e benefícios, estes notáveis alimentos tornaram-se um ingrediente responsável por auxiliar a dieta e favorecer, até mesmo, o emagrecimento natural do corpo!
Este “gérmen minúsculo” que poderá dar vida a uma planta quando entra em contacto com água ou terra é um alimento que deve fazer parte de uma alimentação variada e equilibrada devido ao poder positivo que exerce na saúde e bem-estar das pessoas.
As sementes são superalimentos pelo simples facto de as suas propriedades nutricionais estarem “muito acima da maioria dos alimentos que o ser humano ingere diariamente, embora estes sejam também importantes para um plano alimentar variado.
Versáteis, saborosas e saudáveis as sementes de linhaça e chia, por exemplo, são alimentos que ajudam a completar o quadro nutricional necessário para o nosso bem-estar, equilibrando as funções do nosso organismo.
Ricas em ômega 3, fibras alimentares, vitaminas e minerais, esses alimentos podem fazer parte de preparações doces ou salgadas, tornando o prato mais rico.
As sementes, além das funções nutricionais básicas, trazem outros benefícios à nossa saúde:
- ajudam na redução do risco de doenças crónicas;
- melhoram a saúde do coração;
- aumentam o sistema imunológico;
- reduzem os sintomas da menopausa;
- melhoram a saúde gastrointestinal;
- preservam a saúde do trato urinário;
- influenciam ações anti-inflamatórias;
- diminuem a pressão arterial;
- protegem a visão;
- diminuem os efeitos da osteoporose.
Destacamos, em baixo, as melhores sementes para consumo. Veja!
Sementes essenciais para o nosso bem-estar:
- Linhaça: rica em ômega 3 e ácidos gordos que têm como principal papel a prevenção de doenças cardiovasculares. Contém também substâncias chamadas de fitoestrógenos, que ajudam a amenizar os efeitos da menopausa.
- Gergelim (sésamo): fonte de fibras alimentares, o sésamo ajuda a tornar o intestino saudável e auxilia na diminuição dos níveis de colesterol. É uma importante fonte de cálcio, sendo muito interessante para promoção de uma boa saúde óssea e dentária.
- Chia: conhecida como “superalimento”, a chia faz jus ao nome. É uma importante fonte de fibra, que em contato com líquido transforma-se em uma espécie de gel com a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico (sensação de saciedade durante mais tempo), tem capacidade de melhorar os níveis de colesterol e açucares no sangue.
- Sementes de girassol: ricas em vitaminas e minerais, este alimento ajuda a melhorar o nosso sistema imunológico. É uma grande fonte de selénio, que melhora as funções da tireoide, possui atividade antiviral e antioxidante e auxilia o nosso corpo a eliminar metais pesados e tóxicos do organismo.
- Sementes de abóbora: são ricas em magnésio, um mineral importantíssimo para o bom funcionamento do corpo como um todo.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.