O seu carrinho está vazio!
Alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea
O funcionamento adequado da circulação sanguínea depende de vários fatores.
A má-circulação está associada a vários problemas como: celulite, varizes, colesterol alto, fadiga, dor e inchaço nas perna.
Os sintomas são diversos, mas o problema é comum: má-circulação.
Sendo que muitos problemas necessitam de acompanhamento médico e têm causas incontroláveis, a maioria destes pode ser evitado, com um estilo de vida ativo e uma boa alimentação.
Confira os melhores alimentos para manter uma boa circulação sanguínea e continuar saudável:
- Pimenta Caiena: a pimenta caiena obtém o seu sabor picante de um fitoquímico chamado capsaicina. A capsaicina promove o fluxo sanguíneo para os tecidos, diminuindo assim a pressão sanguínea e estimulando a libertação de óxido nítrico e outros vasodilatadores, que permitem que o sangue flua mais facilmente pelas veias e artérias, relaxando os pequenos músculos que se encontram nas paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, essas pimentas picantes são frequentemente incluídas em medicamentos de ação tópica para aliviar a dor porque podem estimular o fluxo sanguíneo para a área afetada.
- Romã: as romãs são frutas particularmente ricas em antioxidantes polifenólicos e nitratos, que são potentes vasodilatadores. Consumir romã em sumos naturais, fruta normal ou suplemento pode melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido muscular.
- Cebolas: as cebolas são uma excelente fonte de antioxidantes flavonoides, que beneficiam a saúde do coração. Este vegetal melhora a circulação e também tem propriedades anti-inflamatórias, que podem aumentar o fluxo sanguíneo e a saúde do coração, reduzindo a inflamação nas veias e artérias.
- Canela: a canela é um tempero quente que traz muitos benefícios à saúde, incluindo o aumento do fluxo sanguíneo. Estudos recentes comprovaram que a canela melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo, assim como promove um relaxamento dos mesmos.
- Alho: o alho é muito conhecido pelo seu impacto benéfico na circulação e na saúde do coração. Os seus compostos de enxofre, que incluem alicina, podem aumentar o fluxo sanguíneo nos tecidos e diminuir a pressão sanguínea, relaxando assim os vasos sanguíneos. De facto, dietas ricas em alho estão associadas a uma melhor vasodilatação e melhorias significativas em doenças do coração.
- Peixes ricos em ómega-3: peixes gordurosos como salmão e cavala são excelentes fontes de ómega-3. Essas gorduras são especialmente benéficas para a circulação porque promovem a libertação de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo. As gorduras ómega-3 também ajudam a inibir a aglomeração de plaquetas no sangue, um processo que pode levar à formação de coágulos sanguíneos. Além disso, os suplementos de óleo de peixe estão ligados à redução da tensão arterial alta e na melhoria do fluxo sanguíneo do músculo esquelético durante e após o exercício.
- Beterraba: muitos atletas utilizam suplementos de beterraba para ajudar a melhorar o desempenho. Isto porque a beterraba é rica em nitratos, que o corpo converte em óxido nítrico. O óxido nítrico relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo para o tecido muscular. Os suplementos de beterraba melhoram o fluxo de oxigénio no tecido muscular, estimulam o fluxo sanguíneo e aumentam os níveis de óxido nítrico, tudo isto pode aumentar o desempenho. Além de ajudar os atletas, a beterraba melhora o fluxo sanguíneo em idosos com problemas circulatórios.
- Frutas Cítricas: frutas cítricas como laranjas, limões e toranjas são repletas de antioxidantes, incluindo flavonoides. O consumo de frutas cítricas ricas em flavonoides pode diminuir a inflamação no corpo, o que pode reduzir a pressão arterial e a rigidez nas artérias, melhorando o fluxo sanguíneo e a produção de óxido nítrico. Além disso, o consumo regular de frutas cítricas, como limão e toranja, está associado à redução da pressão arterial e à diminuição do risco de acidente vascular cerebral.
- Nozes: as nozes incluem na sua constituição compostos muito benéficos, como l-arginina e vitamina E, que estimulam a produção de óxido nítrico. Comer nozes pode reduzir a tensão arterial, melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir a inflamação, o que pode ser particularmente benéfico para pessoas com diabetes. Pessoas com diabetes geralmente têm problemas de circulação e tensão arterial alta devido a danos nos vasos sanguíneos causados por níveis elevados de açúcar no sangue.
- Tomates: os tomates podem ajudar a reduzir a atividade da enzima conversora de angiotensina, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam para controlar a pressão arterial. De facto, o extrato de tomate funciona de maneira semelhante aos medicamentos inibidores desta enzima, permitindo a abertura dos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo.
- Frutos Vermelhos: os frutos vermelhos têm qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ter um impacto muito positivo no fluxo sanguíneo.
- Gengibre: o gengibre, um alimento básico na medicina tradicional na Índia e na China há milhares de anos, também pode diminuir tensão arterial e melhorar a circulação. Devido à sua composição, o gengibre permite reduzir a tensão arterial alta e tal como o tomate, inibir a enzima conversora de angiotensina.
Outros métodos
Embora a incorporação de qualquer um destes alimentos na sua dieta possa melhorar a circulação, outras mudanças no estilo de vida podem também ter um impacto muito significativo.
Aqui estão algumas outras mudanças no estilo de vida que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo:
- deixar de fumar;
- aumentar a atividade física;
- perder peso;
- manter-se hidratado;
- reduzir o stress.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.