Clinicas Persona - Alimentos bons visao

Alimentos bons para a visão


Sabia que cuidar da alimentação é uma das maneiras de prevenir problemas de visão?

Ter uma dieta equilibrada não é essencial só para quem quer emagrecer ou ser mais saudável.

Existem estudos que mostram que incluir determinados alimentos na dieta pode beneficiar a saúde no geral, especificamente na saúde ocular, uma vez que a alimentação correta está diretamente ligada a fatores imprescindíveis à visão.

Isso acontece porque a falta de determinados nutrientes e vitaminas pode contribuir para o surgimento e a evolução de doenças nos olhos.

Além disso, os cuidados diários com os olhos também são muito importantes, assim como não se expor a raios ultravioletas.

Assim, pode ver uma lista de alimentos que fazem bem à visão e que deve incluir no seu dia a dia:

  • Peixes: fontes ricas em ácidos gordos, ómega 3 (gordura que ajuda a prevenir problemas como a síndrome do olho seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos) e vitaminas A, B, D e E. Incluir peixes como sardinha, bacalhau, truta, cavala, salmão e atum, é uma ótima opção para quem deseja cuidar da saúde dos olhos, já que são ótimos estimulantes da circulação sanguínea. Com a ingestão desses alimentos, a retina receberá oxigénio, essencial para a saúde dos olhos.
  • Frutas, legumes e verduras: os de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir ver as cores, melhorar a percepção de brilho e facilitar a visão à distância. Podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolos e couve. A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos e ainda mantêm a saúde da pele. A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menos luz, especialmente durante a noite. Para além disso, é também uma fonte de carotenoides, que são nutrientes que ajudam a retardar o aparecimento de doenças crónicas como glaucoma e catarata.
  • Alho e cebola: são fontes de vitaminas B e C, cálcio e fósforo, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos. Possuem ainda ação contra micróbios e vírus e atuam como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Para além desses temperos, outros alimentos como o gengibre, a beterraba e a laranja também atuam no combate à má circulação e ajudam a controlar a pressão.
  • Óleos de linhaça e azeite: a linhaça é uma semente muito utilizada e é um alimento funcional para quem gosta de cuidar da saúde. Na questão da saúde dos olhos, uma dieta rica em óleos de linhaça e azeite evitam a síndrome do olho seco e degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão. São alimentos que fazem bem para a vista e são fontes de ómega 3 e vitamina E.
  • Ovos: as gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença da retina que pode até causar a perda da visão se não for diagnosticada e bem tratada.

No entanto, é importante lembrar que nenhum consumo fará com que problemas na visão sejam resolvidos, por isso lembre-se sempre que é necessário manter uma dieta equilibrada e consultar um oftalmologista sempre que surgir algum sintoma.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.