Clinicas Persona - Alimentos - Alergias

Os alimentos que mais provocam alergias alimentares


As reações alérgicas podem ocorrer em qualquer fase da vida e com qualquer alimento, no entanto, existem alimentos mais comumente associados a essas mesmas reações.

Alimentos mais comumente associados a alergias alimentares

  • Leite: é a alergia alimentar mais comum e pode surgir logo no primeiro ano de vida. O nível de sensibilidade varia de pessoa para pessoa e, se é alérgico ao leite da vaca, pode ter de evitar também o leite de outros animais, como por exemplo o de cabra e, possivelmente tem de evitar os lacticínios em geral, como manteiga, iogurtes, queijos, natas e gelados.
  • Ovo: ocupa o segundo lugar das alergias alimentares mais comuns na infância, mas, normalmente, desaparece com a idade. No entanto, é curioso que as proteínas que causam a reação alérgica se encontrem apenas na clara do ovo, apesar de que quem é alérgico deve evitar comer o ovo completo, pois não é possível separar completamente a gema da clara.
  • Marisco: segundo alguns estudos, a primeira reação alérgica ao marisco ocorre já na fase adulta e acaba por permanecer até ao fim da vida. Os grandes responsáveis são o camarão, a lagosta e o caranguejo, no entanto, as ameijoas, o mexilhão e as ostras também se incluem neste grupo. Porém, os alérgicos ao marisco devem ter especial cuidado pois este composto pode estar presente em muito alimentos e até mesmo em suplementação, como por exemplo, nos suplementes de ómega-3.
  • Peixe: as espécies de peixe que causam mais reações alérgicas são o salmão, o atum e o linguado, no entanto, neste grupo podem estar incluídas praticamente todas as espécies, desde o bacalhau à sardinha. Tal como o marisco, este alimento pode encontrar-se “disfarçado” noutros produtos alimentares, como patês, sopas instantâneas, gelificantes e suplementos de ómega-3.
  • Amendoim e frutos secos: ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, o amendoim é uma leguminosa (como o grão de bico) e não um fruto seco (como as amêndoas, cajus ou nozes). No caso dos frutos secos, é possivel ser-se alérgico a apenas uma qualidade de fruto seco ou a todas em simultâneo. Os frutos secos e o amendoim podem também estar presentes bebidas vegetais, aperitivos, charcutaria, pipocas, café e licores.
  • Cereais com glúten: segundo alguns estudos, é uma alergia mais comum nas crianças que costuma desaparecer antes da idade adulta, ou seja, por volta dos 12 anos, contudo, isso já não é bem o que se verifica mais atualmente, visto haver muita gente intolerante ao glúten em plena fase adulta. O trigo é um dos grandes vilões e está geralmente presente em alimentos como o pão, bolachas, bolos, massas, molho de soja, cerveja, cereais de pequeno-almoço, entre outros.

As reações alérgicas podem ocorrer passado alguns minutos ou até duas horas após a ingestão, inalação ou contacto com o alimento.

Os sintomas mais comuns são:

  • Comichão;
  • Espirros;
  • Inchaço dos lábios, língua ou garganta;
  • Erupções cutâneas;
  • Anafilaxia (dificuldade respiratória, descida da pressão arterial e perda de consciência), que só acontece em casos muito graves, mas que pode ser fatal, caso não seja socorrido a tempo.

Por isso, caso suspeite que possa sofrer de alguma alergia alimentar, deve aconselhar-se imediatamente com o seu médico.

Por vezes, um diagnóstico correto e antecipado, permite uma adaptação da dieta às suas necessidades, evitando qualquer tipo de reação alérgica.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.