Alimentos saudáveis para a Mamã e para o Bebé

Alimentos saudáveis para a Mamã e para o Bebé


A ingestão adequada de nutrientes durante a gravidez e a amamentação é fundamental para a saúde da mãe e do desenvolvimento do bebé. Entre os alimentos destacados por seus benefícios nutricionais, a carne vermelha e o tomate merecem atenção especial.

Carne vermelha

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, essencial para o crescimento e reparação de tecidos tanto na mãe quanto no bebé. Além disso, é uma das principais fontes de ferro, um mineral crucial para prevenir a anemia, comum em mulheres grávidas. O ferro presente na carne vermelha, conhecido como ferro heme, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que o ferro encontrado em fontes vegetais.

A necessidade de ingerir diariamente ferro, duplica durante a gravidez, logo é importante incluir na sua dieta alimentos ricos nesse mineral. A carne vermelha tem um tipo de ferro facilmente assimilado pelo organismo e por isso deve fazer parte de sua dieta.

Tomate

Esta fruta é rica em vitaminas A, B e principalmente C. As frutas vermelhas têm maior quantidade de licopeno, substância que protege contra doenças cardíacas e cancerígenas. Contém ainda antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento celular.

O tomate, por outro lado, é rico em vitaminas e antioxidantes, destacando-se o licopeno, que confere a cor vermelha ao fruto. O licopeno é conhecido por suas propriedades antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o risco de certas doenças e promover a saúde cardiovascular. Além disso, o tomate é uma boa fonte de vitamina C, que auxilia na absorção de ferro e é importante para a saúde da pele e do sistema imunológico.

Incluir carne vermelha e tomates na alimentação durante a gravidez e a amamentação pode, portanto, contribuir significativamente para atender às necessidades nutricionais da mãe e do desenvolvimento saudável do bebé.

A variedade e o equilíbrio na dieta são essenciais para garantir um espectro completo de nutrientes necessários durante este período crítico.

Brócolos

Este vegetal é rico em vários nutrientes fundamentais para uma gravidez saudável, incluindo ácido fólico, cálcio, fibra e antioxidantes, como os bioflavonóides. Fonte de vitamina C, os brócolos ajudam o organismo a absorver o ferro dos alimentos que consome.

Leite pasteurizado

    A necessidade diária de cálcio durante a gravidez aumenta cerca de 20%. Como o leite é imprescindível para a formação dos ossos e dentes do bebé, o organismo da mãe absorve-o, nesse período, em maior quantidade. A dose recomendada é ingerir quatro copos de leite ou equivalentes lácteos por dia para completar as necessidades de cálcio. É importante sempre optar pelo leite pasteurizado por não ter risco de conter microorganismos e bactérias.

    Queijo

    Além de ser fonte de cálcio, o queijo é um alimento que pode estar presente em qualquer refeição: cortado em cubinhos sobre uma salada na hora do almoço ou como recheio para o pão durante o pequeno-almoço, por exemplo. Prefira queijos com menor teor de gordura e com cheiro mais suave, de modo a evitar enjoos.

    Feijões, lentilhas e grão de bico

    Contêm, em média, 15 gramas de proteínas por chávena, além de serem ricos em vitaminas do complexo B. Têm fibras que auxiliam o sistema digestivo e regulam o intestino, além de serem uma fonte de ácido fólico, cujo consumo é essencial principalmente nos três primeiros meses da gravidez.

    Laranja

    São ricas em vitamina C, auxiliando na prevenção de anemia e fadiga. Esta fruta também é rica em fibra, essencial para o funcionamento do intestino. Pode optar por fazer sumos de laranja, usando 2 laranjas por copo.

    Soja

    Rica em proteínas, a soja deve ser consumida, principalmente por quem segue dietas vegetarianas pois precisa ingerir a quantidade necessária de aminoácidos, sem comer carne.

    Ovos

    Pelo facto de serem uma excelente fonte de proteína, podem substituir as carnes, pois contêm todos os aminoácidos essenciais ao organismo.

    Nozes

      A gordura é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebé. É importante consumir de maneira equilibrada e orientada, ou seja, na forma saturada (encontrada na carne e na manteiga, por exemplo) mas também, e principalmente, na forma não-saturada, mais saudável, presente nas nozes e outros frutos secos.

      Folhas verdes

      Quanto mais escuro o tom de verde do alimento, mais rico é em vitaminas e antioxidantes. Por exemplo, o espinafre tem altos níveis de ácido fólico e ferro.

      Pão integral

        Trocar o pão branco pelo pão integral contribui para a ingestão diária de fibra recomendada, que é de 20 a 35 gramas.

        Mais de 30 anos de experiência

        Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

        Marcar consulta gratuita

        Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

        • Avaliação inicial gratuita.
        • Análise corporal completa.
        • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
        • Planos personalizados e acompanhamento constante.
        • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
        • Facilidade de pagamento.

        Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

        Deixe um comentário

        O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *