O seu carrinho está vazio!
Os amendoins
Os amendoins são originários da América do Sul, e ao contrário do que muita gente pensa, eles não fazem parte da família dos frutos secos, como as nozes, as amêndoas e as avelãs, mas sim dos legumes, em particular os da família dos feijões, das lentilhas e da soja.
Sabia que os amendoins…
- têm uma elevada percentagem de gordura (entre 44 – 56%), constituída em maioria por ácido oleico e linoleico?
- são uma boa fonte de proteínas (entre 22-30%)?
- apresentam uma percentagem baixa de hidratos de carbono?
- o seu índice glicémico é também baixo pelo que são bem tolerados por diabéticos?
- além do excelente perfil de macronutrientes, são também ricos em vitaminas e minerais como a biotina, o cobre, a niacina, o folato, o manganês, a vitamina E, a tiamina, o fósforo e o magnésio?
- tal como os frutos secos, a casca (película castanha escura) que protege o cerne do amendoim e que habitualmente não é consumida, contém vários compostos bioativos e antioxidantes, sendo tão rica em antioxidantes como muitas frutas frescas?
- um dos compostos mais conhecidos é o revesterol, potente antioxidante que pode reduzir o risco de doença cardiovascular e cancro e que é também muito comum no vinho maduro?
- além deste, é também rico em isoflavonas, ácido fítico e fitoesteróis?
- em quantidades moderadas e enquadrados numa alimentação equilibrada e num estilo de vida saudável, o consumo regular de amendoins pode até desempenhar um papel importante na manutenção e perda de peso, tal como apontam alguns estudos observacionais, dado o seu carácter saciante e riqueza em fibra alimentar não-solúvel?
- pelo lado negativo, os amendoins estão entre os 8 alimentos mais alergénios do mundo, sendo os riscos associados ao seu consumo muito elevados em pessoas sensíveis às suas proteínas?
- quando mal armazenados, em condições de muito calor e humidade, há também o risco de estes serem contaminados com fungos produtores de aflatoxinas que são hepato-tóxicas?
Curiosidades:
- a planta do amendoim é uma cultura totalmente mecanizada, com um ciclo de produção de cinco meses, e que se consegue adaptar mesmo em solos pobres, tendo ainda a mais valia de os enriquecer para as culturas seguintes dada a sua capacidade de reter azoto.
- raramente são ingeridos crus. Em Portugal são mais consumidos torrados com casca ou salgados sem casca, mas em países como os Estados Unidos são consumidos essencialmente na forma de manteiga de amendoim. Também são usados em diversas preparações culinárias, como sobremesas, lanches, barras de cereais, bolos e chocolates. É também extraído deles o óleo de amendoim que dado o seu perfil rico em ácidos gordos monoinsaturados aguenta elevadas temperaturas de confeção sem se deteriorar como outros óleos vegetais.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.