A importância de fazer uma Análise da Composição Corporal


Sabia que é o peso de gordura e não o peso total que determina o risco para a saúde?

A quantidade de gordura no seu corpo é muito mais importante para o seu bem-estar físico do que o seu peso corporal atual.

A simples balança lá de casa não lhe diz se o seu corpo tem pouca ou muita gordura.

É possível um individuo muito musculado ser classificado como tendo excesso de peso, resultado da sua desenvolvida massa muscular, quando na realidade apresenta um baixo nível de gordura e uma ótima composição corporal.

Pelo contrário, muitas pessoas com um peso considerado normal podem ter demasiada gordura corporal e muito pouca massa muscular, ou seja, uma pobre composição corporal.

A composição corporal da mulher é necessariamente diferente da do homem e sofre alterações ao longo da vida, no decorrer de fatores como a idade, o estado nutricional e o nível de atividade física.

Nas Clínicas Persona todo o processo é iniciado com uma consulta de nutrição, onde é feita a análise de composição corporal.

Através do método de bioimpedância (BIA), com a colocação de dois elétrodos na mão e no pé, é possível obter os seguintes dados e respetivos valores de referência:

  • Gordura corporal (subcutânea e intra-abdominal) Uma vez que é o peso de gordura e não o peso total que determina o risco para a saúde, é claramente vantajoso manter os seus níveis nos valores considerados normais. Assim reduzirá o risco de desenvolver muitos problemas de saúde associados ao excesso de gordura;
  • Tecido magro (músculo, água e osso) Idealmente, é importante não perder peso de tecido magro, pois é através dele que mantem o seu metabolismo, sendo a chave para o efetivo controlo de peso. Quanto maior o peso do tecido magro, mais rapidamente o corpo queima energia em repouso ou em exercício;
  • Peso corporal total O peso total do corpo dentro dos valores recomendados poderá indicar um estado corporal saudável desde que as proporções corretas de tecido magro / gordura corporal sejam mantidas;
  • Água corporal total Para manter os níveis de hidratação e uma boa saúde, é necessário beber todos os dias cerca de 1,5 a 2 litros de água. Uma vez que a maior parte da água do organismo está contida na massa magra corporal, a percentagem de água no corpo aumentará com a perda de peso de tecido gordo e o aumento da massa muscular magra;
  • Taxa do metabolismo basal (TMB) Para cada pessoa existe um valor mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do corpo. TMB é a quantidade estimada de energia que o corpo requer durante um período de 24 horas para manter as funções corporais essenciais, como a temperatura, o batimento cardíaco, o cérebro e pulmões a funcionar em repouso;
  • Necessidade média de energia estimada (NME); Esta é a quantidade de energia estimada que o seu corpo necessita durante um período de 24 horas, para se manter no seu atual estado de composição corporal. A chave para o controlo de peso é uma simples questão de equilíbrio entre a energia que entra proveniente dos alimentos consumidos e a que é gasta através da atividade física;
  • Índice de massa corporal (IMC) O IMC obtém-se dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Na ausência de uma medição direta da gordura corporal, é um índice que se baseia na relação entre peso e a altura.

Na posse de todos os dados anteriores e após criteriosa avaliação, é prescrito um plano alimentar personalizado e estabelecido o melhor plano de tratamento.

Em conjunto com a mais recente e eficaz tecnologia médica e estética ao serviço da saúde e beleza, o acompanhamento clínico feito pelo nutricionista é fundamental para otimizar os resultados alcançados e a sua posterior manutenção, de modo a conseguir atingir o seu objetivo, sem esforço e com toda a segurança.

Marque já a sua Consulta de Nutrição e faça a Análise de Composição Corporal!

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

2 comentários a “A importância de fazer uma Análise da Composição Corporal”