Clinicas Persona -- Anona

Anona: benefícios e propriedades

Originária das regiões tropicais da América do Sul, a anona é um fruto de cor verde claro, que vai escurecendo à medida que amadurece. A casca é fina e invulgar, com aspeto escamoso e no interior possui várias sementes pretas. A polpa branca é doce e suculenta e o seu sabor único e característico é bastante apreciado, sendo atualmente produzida em vários países, nomeadamente em Espanha e até em Portugal.

Sabia que:

  • As fibras presentes neste fruto contribuem para o bom funcionamento do intestino e para manter a flora intestinal saudável, além de prolongarem a sensação de saciedade e exercerem impacto positivo na diminuição dos níveis do colesterol LDL;
  • A polpa da anona, ao possuir ação antiácido, exerce efeito benéfico sobre o estômago, sendo por isso recomendada para quem sofre de gastrite ou de úlcera gastroduodenal;
  • A anona possui um teor considerável de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e contribuem de forma positiva para reduzir do risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes;
  • Estudos revelaram a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: os flavonóides e as acetogeninas, aos quais são atribuídos efeitos anti-inflamatórios e anti tumorais. Publicações recentes na revista Nutrition and Cancer registaram um efeito protetor da anona, por inibição do crescimento tumoral, no carcinoma da mama;
  • À semelhança do que acontece com outras frutas tropicais, muitas pessoas evitam consumir anona por considerarem que “engorda”. De facto, à semelhança da banana e da uva, a anona é um pouco mais calórica e rica em açúcares, no entanto, o importante é a moderação: consuma metade da anona (cerca de 130g) em vez de uma inteira. Desta forma está a usufruir de todas as propriedades benéficas deste fruto, sem colocar em causa a sua “linha”.

Composição nutricional:

100g de anona contêm:

  • 68 calorias
  • 1,5g de proteína
  • 0,2g de gordura
  • 17,1g de hidratos de carbono
  • 3,2g de fibra
  • 179mg de potássio

Como escolher:

Escolha anonas que cedam ligeiramente ao toque. Anonas duras estão demasiado verdes e provavelmente são secas. Manchas acastanhadas não são um problema, mas sim um defeito provocado pelos ramos na árvore.

Como armazenar:

Mantenha-as à temperatura ambiente até amadurecerem. De salientar que as anonas amadurecem muito depressa. Depois de maduras, pode mantê-las no frigorífico durante dois a três dias.

Como consumir:

De modo a preservar todas as suas propriedades, a anona deve ser preferencialmente consumida ao natural, cortando-a ao meio e retirando-lhe as sementes. Pode também ser transformada em puré e utilizada em geleias, compotas, batidos, sumos, gelados ou sobremesas variadas.

Sugestão de receita

Batido de anona e meloa

Ingredientes:

– ½ anona madura

– ½ meloa

– 1 iogurte natural

– 200 ml de leite

– 1 colher de sobremesa de linhaça

Preparação:

Descasque a anona e retire as sementes.

Coloque no liquidificador e junte a polpa da meloa, o iogurte, as sementes de linhaça e o leite.

Triture tudo até obter uma mistura homogénea e consuma de imediato.

Bom apetite!

 

A anona deve ser utilizada no âmbito de uma alimentação variada e equilibrada. Fale com o seu nutricionista e descubra todas as propriedades deste fruto e a melhor forma de o incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.