Aumente o consumo de peixe

Em Portugal, a prevalência de doenças crónicas como a diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e cancro é preocupante, pelo que a implementação de hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação saudável e equilibrada, é de extrema importância para reverter este cenário e para o aumento da qualidade de vida. E a melhor forma de o fazer é incrementar o consumo de peixe e reduzir o consumo de carne.

Desde 2008, contam os dados da Direcção-Geral de Saúde, o consumo de carne de vaca e de porco tem vindo a diminuir em Portugal, enquanto a carne de aves tem vindo a conquistar lugar na alimentação dos portugueses. No entanto, ainda apresenta consumos excessivos comparados com o consumo de peixe. Além deste cenário, recentemente, um relatório da agência internacional da Organização Mundial de Saúde considera o consumo de carne vermelha, carne processada, enchidos e enlatados, como “carcinogénico para humanos”.

Valor nutricional

Não pondo em causa o valor nutricional da carne, nem havendo motivo objetivo para a sua exclusão da dieta, as recomendações aconselham que se reduza o consumo de carne vermelha para o máximo de 450 gramas por semana, devendo privilegiar-se o consumo de carnes magras e de peixe.

Portugal é um dos países da Europa com maior consumo médio de peixe (49,2%). No entanto, quando comparado com o consumo de carne (78,2%), verificamos que há um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao consumo de pescado. De acordo com a Balança Alimentar Portuguesa, o peixe contribui apenas com 12% das proteínas e 1% das gorduras da dieta dos portugueses.

O consumo de peixe deve ser frequente na alimentação, sendo uma importante fonte de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas, minerais e ácidos gordos insaturados. O peixe gordo (como o atum, cavala, salmão, sardinha) pela sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, tem um efeito protetor em relação às doenças cardiovasculares. Alguns estudos relacionam também estes ácidos gordos com a diminuição da pressão sanguínea, da concentração plasmática de triglicéridos e da diabetes tipo 2.

Pela sua saúde: aumente o consumo de peixe e diminua o consumo de carnes vermelhas.