Em Portugal, a prevalência de doenças crónicas como a diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e cancro é preocupante, pelo que a implementação de hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação saudável e equilibrada, é de extrema importância para reverter este cenário e para o aumento da qualidade de vida. E a melhor forma de o fazer é incrementar o consumo de peixe e reduzir o consumo de carne.
Desde 2008, contam os dados da Direcção-Geral de Saúde, o consumo de carne de vaca e de porco tem vindo a diminuir em Portugal, enquanto a carne de aves tem vindo a conquistar lugar na alimentação dos portugueses. No entanto, ainda apresenta consumos excessivos comparados com o consumo de peixe. Além deste cenário, recentemente, um relatório da agência internacional da Organização Mundial de Saúde considera o consumo de carne vermelha, carne processada, enchidos e enlatados, como “carcinogénico para humanos”.
Valor nutricional
Não pondo em causa o valor nutricional da carne, nem havendo motivo objetivo para a sua exclusão da dieta, as recomendações aconselham que se reduza o consumo de carne vermelha para o máximo de 450 gramas por semana, devendo privilegiar-se o consumo de carnes magras e de peixe.
Portugal é um dos países da Europa com maior consumo médio de peixe (49,2%). No entanto, quando comparado com o consumo de carne (78,2%), verificamos que há um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao consumo de pescado. De acordo com a Balança Alimentar Portuguesa, o peixe contribui apenas com 12% das proteínas e 1% das gorduras da dieta dos portugueses.
O consumo de peixe deve ser frequente na alimentação, sendo uma importante fonte de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas, minerais e ácidos gordos insaturados. O peixe gordo (como o atum, cavala, salmão, sardinha) pela sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, tem um efeito protetor em relação às doenças cardiovasculares. Alguns estudos relacionam também estes ácidos gordos com a diminuição da pressão sanguínea, da concentração plasmática de triglicéridos e da diabetes tipo 2.
Pela sua saúde: aumente o consumo de peixe e diminua o consumo de carnes vermelhas.
4 Comments
Comments are closed.
Bom dia equipa Persona,
Há alguns meses que optei por alterar os meus hábitos alimentares, tal e qual o descrito nesta vossa publicação. Tenho a dizer que me sinto lindamente, menos inchada e com mais energia que nunca… Uma alimentação saudável faz mesmo toda a diferença… Sempre a acompanhar-vos, Anabela Vilela
Bom dia,
Agradecemos a sua mensagem e testemunho.
Sem sobra de dúvida que uma alimentação saudável faz toda a diferença!
Cumprimentos e boa semana
Procurei durante algum tempo um centro de estética para fazer um tratamento de emagrecimento. Estava muito gorda e com peso a mais.
Fui informada através de uma amiga da existência das Clinicas Persona em vários pontos do País. Foi antão que resolvi marcar uma consulta na Clinica Persona mais próxima da minha área de residência. Fiz um plano Alimentar prescrito pelo Nutricionista e em simultâneo fiz um tratamento de corpo (TRIM lll + Duolift). Passado 3 semanas sentia-me com menos peso e menos volume. Ao fom de 4 semanas tinha perdido 5 Kg e 6 cm , foi fantástico!
Estou muito satisfeita com o Tratamento, o desempenho, a dedicação e simpatia das colaboradoras da Clinica Persoma
Adorei fazer o Tratamento nas Clinicas Persona. Sou uma cliente satisfeita com os resultados obtidos nas Clinicas Persona.
Bom dia,
Agradecemos a sua simpática mensagem e testemunho.
Ficamos muito felizes por saber que, graças ao Método Persona, conseguiu emagrecer e é mais uma cliente satisfeita, fiel e que recomenda os nossos tratamentos.
Nas Clínicas Persona temos os tratamentos mais inovadores e eficazes do mercado e juntamente com o profissionalismo, empenho e dedicação de toda a Equipa temos conseguido, desde 1992, primar pela excelência, fidelidade dos nossos cliente e eficácia do nosso Método.
Muitos parabéns!
Cumprimentos