O seu carrinho está vazio!
A aveia engorda ou emagrece?
A aveia é um superalimento, sendo considerada um dos cereais mais saudáveis e nutritivos, pois é rica em vitaminas do complexo B e E, minerais como potássio, fósforo e magnésio, carboidratos, proteínas, fibras e antioxidantes, o que traz muitos benefícios à saúde.
Pode encontrá-la em forma de farinha, farelo e flocos, e pode consumi-la em sumos, com frutas ou na preparação de receitas, como tortas, biscoitos, etc.
Benefícios da aveia:
- Índice glicémico baixo: desta forma, a aveia fornece energia de forma gradual ao longo do tempo, evitando picos e oscilações bruscas de glicemia que potenciam ataques de fome. Assim, é uma opção ideal para uma refeição pré-treino ou mesmo para refeições intermédias durante o dia.
- Elevado teor em proteína: fornece 13% de proteína, o que é um valor superior à maioria dos restantes cereais.
- Elevado teor em fibra: contém também um elevado teor de fibra, ajudando a regular o trânsito intestinal, ainda ajuda a baixar os níveis de colesterol, pois os betaglucanos impedem a sua reabsorção a nível intestinal, ao mesmo tempo que ajuda na redução da pressão arterial, para além disso, as fibras betaglucanas não são digeridas completamente pelo intestino, e por consequência, as fibras crescem, formando uma substância gelatinosa capaz de forrar a parede do intestino e do estômago. Dessa forma, elas retardam o esvaziamento gástrico, prolongando, assim, a sensação de saciedade.
- Fonte de vitaminas e minerais: é ainda uma fonte muito interessante de vitaminas (complexo B e vitamina E, em particular) e minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco), sendo, por isso, recomendada em casos de anemia, fraqueza e fadiga crónica.
Mas voltando à questão inicial: a aveia engorda ou, pelo contrário, até ajuda a emagrecer?
Antes da resposta, importa salientar que nenhum alimento específico engorda ou emagrece.
Tudo depende da quantidade em que o consome e do balanço energético no final do dia.
Contudo, existem alimentos mais ou menos energéticos e que, consequentemente, contribuem mais ou menos para um balanço energético diário positivo.
A aveia é um ótimo alimento para quem deseja emagrecer pois permite uma digestão fácil e lenta e, além disso, as suas fibras, como já referido, aumentam a sensação de saciedade, controlam a fome, diminuem a absorção de gorduras, melhoram a prisão de ventre, regulam o intestino, diminuindo também o inchaço abdominal.
Por outro lado, a aveia pode também engordar, se consumida em grandes quantidades já que é um alimento que contém muitas calorias, por exemplo 100 g de aveia contêm 366 calorias.
Assim, de forma geral, e com os benefícios da aveia já amplamente descritos, é considerado um alimento muito versátil, que se enquadra facilmente no regime alimentar de qualquer pessoa.
No entanto, é importante seguir uma dieta equilibrada, com a orientação de um nutricionista, para alcançar os resultados desejados.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.