O seu carrinho está vazio!
Os benefícios do óleo de coco… quando consumido com moderação!
O óleo de coco é obtido através da fervura ou fermentação do coco seco ou fresco, e pode ser dividido em duas categorias:
- refinado e
- extra virgem.
O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, já o óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos (até 48 horas após a colheita).
O óleo extra virgem é de melhor qualidade, e possui maior quantidade de antioxidantes.
Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido à temperatura ambiente, só fica sólido e branco quando colocado em baixas temperaturas.
O coco é altamente nutritivo, possui gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais — como cobre e ferro — que ajudam a formar glóbulos vermelhos.
Além disso, possui também selénio, um importante antioxidante que protege as células.
Apesar da alta quantidade de gorduras saturadas são, na maioria, triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos.
E a vantagem é que a taxa de absorção é superior, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumula em forma de gordura no corpo.
É, contudo, um alimento ainda polémico, por não possuir unanimidade entre os especialistas da área da saúde, quanto ao seu uso benéfico.
Rico em distintas formas de gordura saturada, o óleo de coco trás imensos benefícios para a saúde quando consumido com moderação.
Benefícios do óleo de coco:
- Auxiliar no emagrecimento: pesquisas comprovam que, embora seja uma gordura saturada, o óleo de Coco pode ajudar na redução do peso pois ajuda a acelerar o metabolismo. Isso porque o ácido láurico, um dos TCM, faz as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evita a acumulação de gordura localizada e como resultado favorece a perda de peso. De acordo com a pesquisa, o óleo também é responsável por aumentar o volume de massa magra.
- Fortalecimento do sistema imunitário: o óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago transformam-se em monolaurina – um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.
- Melhoria nos níveis de colesterol: rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura má), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.
- Aumento da saciedade: os TCM ativam certas hormonas que estão ligadas à sensação de saciedade auxiliando, assim, no emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.
- Regula o transito intestinal: o ácido láurico e as suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias más do intestino, favorecendo a flora intestinal melhorando assim, o funcionamento do intestino.
- É amigo da beleza: devido à concentração de antioxidantes na sua composição e das suas propriedades nutritivas, que previnem o envelhecimento precoce da pele, o óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico.
No momento da compra, certifique-se que está a fazer a opção correta, procure óleo extraído a frio, não refinado, que é considerado mais nobre e com propriedades preservadas e, preferencialmente, biológico (produto 100% origem vegetal).
E, não se esqueça… tudo que for usado em exagero faz mal.
Use com moderação.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.