Diospiros – Um fruto de Outuno

Um dos frutos mais característicos do nosso Outono, a par das castanhas, são os dióspiros, também conhecidos como damascos do Japão.

A sua consistência, textura e sabor únicos fazem deles um fruto muito apreciado pelos portugueses em geral. O próprio nome deriva do grego diospyrum que significa “comida dos deuses”.

Características dos diospiros:

  • São um alimento com ótimas propriedades anti-oxidantes e anti-cancerígenas, conferidas pela sua riqueza nutricional em vitamina A, C, B6 e B12;
  • A presença também relevante de carotenos, fibras, potássio, magnésio e algum ferro, promovem a saúde cutânea e ocular e regulam o trânsito intestinal;
  • São ricos em hidratos de carbono, pobres em proteína e sem gordura;
  • O valor calórico ronda as 80 kcal por cada 100 gr, dependendo da variedade e do estado de maturação do fruto, pelo que um dióspiro Kaki com 250 gr de peso tem aproximadamente 200 Kcal, ou seja, são bastante energéticos;
  • As mesmas 100 gr de produto têm uma quantidade de fibras alimentares muito interessante (aproximadamente 4 gr) pelo que o seu consumo é recomendado em pessoas obstipadas;
  • Por outro lado, o seu consumo é desaconselhado a pessoas com insuficiência renal, dado a sua elevada concentração em potássio.

Curiosidades:

A sua origem remonta à China e ao Japão, sendo Espanha e Itália os maiores produtores europeus. Apesar de ser uma árvore de climas subtropicais, o diospireiro adapta-se muito bem em climas temperados como o nosso e não é muito exigente quanto ao solo, estando apto a dar fruto ao fim de 3 a 4 anos. Em Portugal a sua cultura é dispersa, mas destacam-se as zonas do Algarve e Beiras como áreas de maior produção.

Existem mais de 200 espécies de dióspiros, mas em Portugal são mais comuns duas variedades: os taninosos ou adstringentes e os não-taninosos ou não adstringentes. Os taninosos apresentam uma cor vermelha e a sua polpa é mole sendo comidos “à colher”. Os de baixo teor em taninos, são mais amarelados, menos doces e podem ser comidos como maçãs, ou seja “à dentada”, dada a firmeza da sua polpa. Estes últimos são conhecidos como dióspiros Kaki ou Perssimon.

 

Integrado numa alimentação saudável, variada e diversificada, os dióspiros podem e devem ser consumidos por todas as faixas etárias, sendo as alergias ao seu consumo extremamente raras.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta de Avaliação gratuita e sem compromisso.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.