O seu carrinho está vazio!
As calorias “escondidas” nas bebidas alcoólicas
Muitos de nós não atribuem grande responsabilidade à contribuição que as bebidas alcoólicas têm para o aporte calórico diário da nossa dieta, mas não podíamos estar mais errados!
Não devemos esquecer que cada grama de álcool fornece aproximadamente sete quilocalorias, ou seja, fornece quase o dobro da energia de um grama de hidratos de carbono e quase tanto como um grama de gordura, logo não se tratam de valores negligenciáveis, sendo, pois, bebidas densamente calóricas.
Se, para uma pessoa com peso adequado, o consumo moderado de bebidas alcoólicas, de preferência vinho maduro tinto, a uma das refeições principais e desde que esteja integrado num estilo de vida saudável e numa alimentação equilibrada e variada, até poderá ser interessante, já para quem tenha sobrecarga ponderal ou outras patologias como hipertrigliceridemia ou alterações hepáticas, entre outras, o seu consumo é desaconselhado.
Quando estamos sob restrição calórica não englobamos o consumo de bebidas alcoólicas, pois não associamos a estas bebidas o mesmo sentimento de culpa que por vezes temos quando comemos um gelado ou outro qualquer doce ou quando “atacamos” um pacote de batatas fritas ou de bolachas.
O fato de não serem consideradas um “alimento” e não exigirem mastigação, é em muito responsável por esta sensação errada, contribuindo também o fato de o seu consumo não saciar da mesma forma que uma “verdadeira” refeição. Mas as bebidas alcoólicas não são todas iguais.
O teor alcoólico de cada uma é variável. Se, por exemplo, as cervejas têm em média 6% de álcool, o vinho maduro tem entre 12 e 15%, podendo os vinhos generosos chegar aos 20% e as bebidas destiladas como o whisky ter 40% de álcool e outras mais ainda como o absinto.
A percentagem de álcool de uma bebida representa o número de gramas de álcool que esta tem em 100 ml de bebida, por exemplo uma cerveja de 330ml, com 6% de teor em álcool tem aproximadamente 20 gr de álcool e 140 Kcal de energia. Já um cálice de whisky de 30 ml, a 40% de teor em álcool tem aproximadamente 12 gramas de álcool e 84 Kcal de energia.
Não devemos esquecer, contudo, que para diversas bebidas alcoólicas, a componente energética não é calculada somente com base no teor de álcool das mesmas, mas também da sua composição em hidratos de carbono, como é o caso das cidras, dos licores e de diversos cocktails que são ricos em açúcares simples.
Isto é muito importante, pois ao contrário de outros produtos para consumo humano, a grande maioria das bebidas alcoólicas não tem rotulagem nutricional com os valores de calorias por 100 ml, como acontece com os refrigerantes, por exemplo.
Em suma
Nunca deve menosprezar o valor calórico de uma bebida alcoólica se está em restrição calórica.
Se tiver dúvidas informe-se junto a um nutricionista.
Ele, melhor que ninguém, e após calcular as suas necessidades energéticas diárias lhe poderá dizer se a quantidade e o tipo de bebida alcoólica está a consumir é ou não ajustado para si.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.