Clinicas Persona - Confinamento Gestao Compras

Confinamento: dicas para uma melhor gestão das compras


Neste período de confinamento houve a necessidade de fazer uma grande transformação nas atividades do nosso dia-a-dia, em que a ida ao supermercado várias vezes na semana teve de passar a ser ponderada.

Neste sentido, definimos um conjunto de dicas e exemplos de alimentos a ter em casa de forma a ter uma dispensa organizada e não haver necessidade de ir fazer compras de última hora.

Em primeiro lugar, a realização de uma lista de compras é uma etapa fundamental no processo de organização por um lado para não se esquecer do essencial, e por outro para não cair na tentação de levar produtos que não são necessários.

Em período de confinamento, opte por colocar na sua lista alimentos que não sejam facilmente perecíveis, que tenham um longo prazo de validade e que ao mesmo tempo garantam um adequado aporte de nutrientes.

Por exemplo:

  • Do grupo das frutas, opte por aquelas com maior durabilidade como as laranjas, kiwis, peras ou maçãs. Também a fruta desidratada poderá ser uma boa opção.
  • Do grupo das hortícolas, pode comprar os vegetais frescos e optar por congelar como por exemplo o alho francês, curgete, cenoura, couve, brócolos, entre outras.
  • Do grupo dos lacticínios, opte pelo leite e os iogurtes (com maior prazo de validade). Para tornar mais delicioso não se esqueça que pode acompanhar com uns frutos secos ou juntar flocos de aveia, e serve para o pequeno-almoço ou lanche.
  • Do grupo dos cereais, inclua o pão (que pode congelar), ou o arroz, massas, aveia e quinoa. De forma a não estar sempre a cozinhar, pode sempre fazer em grande quantidade para servir para mais dias e ajudar na organização da semana.
  • Do grupo das leguminosas, opte pelo feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilhas, que além de serem ricas em fibras, são uma boa fonte de proteínas.
  • Do grupo das gorduras compre azeite para utilizar nas suas confeções, assim como o vinagre, sal e ervas aromáticas. Também os frutos secos como as amêndoas, nozes, cajus ou avelãs são uma boa opção.
  • Por fim não se esqueça da água e tenha sempre engarrafada. Também o café e chá, que são alimentos que duram muito tempo.

É importante referir que de acordo com os prazos de validade, deve dispor os alimentos na sua dispensa de acordo com o sistema “FIFO” (First in Fist out), o que significa que o primeiro produto a ser adquirido deverá ser um primeiro a ser usado.

Uma dica para garantir este requisito é colocar as compras mais recentes na parte de trás das prateleiras e as mais antigas à frente.

Agora que já conhece alguns dos produtos essenciais a ter em casa em período de confinamento, desafiamo-lo a ocupar o seu tempo a descobrir novas receitas e, se for o caso, torná-las mais saudáveis com a ajuda de alguns dos alimentos anteriormente descritos.

Lembre-se que a saúde é um bem precioso e, portanto, continue a investir numa boa alimentação.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.