O seu carrinho está vazio!
Conhece os benefícios do chocolate negro?
O chocolate negro, caracterizado pela alta concentração de cacau, a qual deve ser sempre superior a 80%, e baixo teor de açúcar, contém vários benefícios para a saúde.
Embora bastante calórico e rico em gorduras, se consumido com moderação, poderá fazer parte de uma dieta equilibrada e acrescentar muitos benefícios ao seu dia a dia, sendo eles:
Diminuição do apetite
O chocolate negro é um ótimo aliado para quem está a tentar comer menos, pois diminui o apetite:
- Retarda a digestão, aumentando a sensação de saciedade;
- Diminui a libertação de grelina, uma hormona produzida principalmente pelo estômago e intestino e que é responsável por estimular a sensação de fome;
- Os flavonoides do chocolate ajudam a diminuir a resistência à insulina, que consequentemente irá controlar as variações de açúcar no sangue e impedir a sensação de fome que surge após o consumo de açúcar.
Melhora os níveis de colesterol, controla a pressão arterial e protege o coração
Devido à sua composição, o chocolate negro pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol mau).
Por outro lado, o cacau, presente em grande quantidade no chocolate negro, é rico em catequinas e procianidinas, dois antioxidantes capazes de inibir uma enzima conhecida por aumentar a pressão arterial.
Consequentemente, reduzindo os níveis de colesterol mau (LDL) e atuando na redução da pressão arterial, o chocolate negro ajuda a proteger o coração e a prevenir a obstrução das artérias.
Ajuda a estabilizar os níveis de glicose
Como referido no primeiro benefício, devido aos flavonoides, o consumo regular de chocolate negro irá ajudar a controlar a quantidade de glicose no sangue, evitando a libertação excessiva de insulina.
Melhora o metabolismo
Um dos benefícios mais desconhecidos do chocolate negro é que pode ajudar a melhorar o metabolismo.
O consumo deste chocolate pode aumentar a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar uma atividade, ou seja, está a ajudar a queimar mais calorias.
Benefício Bónus
Para além de todos estes benefícios, o chocolate negro ajuda ainda a aumentar a sensação de bem-estar.
O seu consumo estimula a libertação de certos neurotransmissores responsáveis pela boa disposição, entre eles a serotonina, conhecida por ser um potente antidepressivo.
No entanto, como dito anteriormente, este chocolate deve ser consumido com moderação, evitando que traga efeitos opostos aos que se procura, 1 quadrado (10g) por dia é a quantidade ideal de chocolate negro a incluir na sua dieta!
Sugestões de receitas
Deixámos agora 4 sugestões de receitas com chocolate negro para poder disfrutar deste tipo de chocolate saudável cheio de benefícios:
Mousse de chocolate no forno
Ingredientes:
- 175g de chocolate negro (>80% de teor de cacau)
- 150g de açúcar light
- 140g de margarina light
- 35g de cacau em pó
- 7 ovos
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Preparação:
- Partir o chocolate negro em pedaços e derreter juntamente com a margarina light em banho-maria;
- Bater os ovos com açúcar até ficar um preparado esbranquiçado e adicionar o chocolate negro;
- Juntar cacau em pó e baunilha e misturar bem;
- Colocar a massa num tabuleiro, previamente untado com margarina e levar ao forno, pré-aquecido a 210ºc durante 20/25 minutos. Retirar e servir.
Morangos cobertos com chocolate negro
Ingredientes:
- 500g de morangos
- 200g de chocolate negro (>80% de teor de cacau)
- Granulado de chocolate branco
Preparação:
- Arranjar os morangos;
- Colocar chocolate negro num tacho e levar ao lume em banho-maria até estar derretido;
- Retirar metade do chocolate para uma tigela e mexer bem até derreter. Juntar novamente ao tacho e levar novamente ao lume;
- Colocar um palito em cada morango, passá-los pelo chocolate e deixar a secar. Polvilhar com o granulado de chocolate branco e servir.
Crepes de fruta e chocolate
Ingredientes:
- 200g de crepes
- 150g de chocolate negro (>80% de teor de cacau)
- 100g de framboesas
- 100g de abacaxi
- 1 manga
- 1 pera
- 1 banana
- 1 kiwi
- 70g de açúcar light
- 2 colheres de sopa de natas light
Preparação:
- Descascar a manga, pera, kiwi e o abacaxi em pedaços pequenos;
- Abrir os crepes e espalhar as frutas por cima, enrolar e colocar num prato ou travessa;
- Partir o chocolate em pedaços para uma tigela, derreter em banho-maria, retirar, juntar as natas e o açúcar e mexer muito bem;
- Descascar e cortar a banana em rodelas e colocar uma rodela sobre cada crepe, juntar uma framboesa e regar com o molho de chocolate negro.
Brownie de chocolate e frutos vermelhos
Ingredientes:
- 250g de chocolate negro (>80% de teor de cacau)
- 200g de mistura de frutos vermelhos
- 200g de açúcar light
- 250g de margarina light
- 140g de farinha sem fermento
- 50g de cacau em pó
- 4 ovos
Preparação:
- Aquecer o forno a 180 graus. Untar com margarina e forrar com papel vegetal um tabuleiro de forno;
- Partir os chocolates para uma tigela, juntar margarina e açúcar e levar ao lume, em banho-maria até derreter, mexendo ocasionalmente;
- Adicionar os ovos, um a um, à mistura de chocolate, mexendo entre cada adição. Acrescentar também a farinha e o cacau e mexer muito bem;
- Juntar metade dos frutos vermelhos e deitar no tabuleiro, espalhando bem. Dispor por cima os restantes frutos vermelhos e levar ao forno por 30 minutos. Retirar, deixar arrefecer e cortar em cubos.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.