O seu carrinho está vazio!
Conhecer o queijo
O queijo é um produto alimentar bastante apreciado na mesa dos portugueses, sendo um dos alimentos mais versáteis no mercado.
Pode ser consumido ao pequeno-almoço, ceia, servir como entrada ou até como sobremesa.
A sua variedade é tão extensa, que são conhecidos cerca de 1400 tipos de queijo diferentes.
O número de queijos conhecidos, a nível mundial, é muito vasto e pode ser feito a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, por exemplo, sendo as tecnologias utilizadas para o fazer também elas muito variadas.
De uma forma muito simples, a sua classificação quanto à cura pode definir-se como:
- Queijo curado: Produto que só se encontra apto para consumo depois de mantido, durante certo tempo, em condições determinadas de temperatura, humidade e ventilação que permitam modificações físicas e químicas características;
- Queijo fresco: Produto obtido por coagulação e dessoramento do leite por fermentação lática, com ou sem adição de coalho e não submetido a um processo de cura.
E quanto ao seu teor de gordura:
- Muito gordo ou extra gordo (Superior a 60%);
- Gordo (de 43% a 60%);
- Meio gordo: (de 25% a 45%);
- Pouco gordo (de 10% a 25%):
- Magro (Máximo de 10% )
Valor Nutricional
O valor nutricional dos queijos pode ser bastante distintos entre si devido a variadíssimos fatores, por exemplo o tipo de leite utilizado, as culturas bacterianas, o modo de fabrico ou as condições de maturação a que estão sujeitos.
A carga calórica do queijo deve-se, sobretudo, ao teor de proteína e gordura.
Os queijos mais calóricos, são:
- Roquefort (feito com leite de ovelha);
- Queijo de Évora (com leite de ovelha);
- Chévre (com leite de cabra);
- Emmental (com leite de vaca).
O teor de gordura do queijo é na sua maioria ácidos gordos saturados, apresentando um teor de colesterol elevado.
Interessa referir que o queijo Flamengo 30% de gordura é um dos queijos com melhor relação gordura-proteína, uma vez que apresenta um menor teor de lípidos e maior teor de proteína.
O teor de hidratos de carbono no queijo é praticamente inexistente pois o seu conteúdo em lactose é reduzido durante o processamento a que é sujeito.
Já os queijos frescos e brancos (Requeijão ou Ricotta) tendem a ter maior conteúdo de lactose porque contêm ainda uma parte do soro do leite, ainda que existam opções destes queijos frescos sem lactose.
É particularmente rico em vitamina A e é também um fornecedor de vitamina B2, B12 e folatos.
Quanto aos minerais, destacam-se o cálcio e o fósforo.
Uma ressalva para o teor de sódio (sal) que pode ser elevado no queijo devido à sua adição durante o processo de produção.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.