Clinicas Persona - Dieta Atlantica

Já conhece a Dieta Atlântica?


Quando o tema é alimentação saudável, rapidamente pensamos em Dieta Mediterrânica, a mais reconhecida como padrão alimentar mais saudável e classificada pela UNESCO como Património Mundial e Imaterial da Humanidade.

Contudo, existe um outro padrão alimentar, menos conhecido, mas não menos saudável: a Dieta Atlântica!

Esta baseia-se nos ensinamentos básicos da Dieta Mediterrânica, mas ainda assim distingue-se por incentivar um maior consumo de peixe, marisco, legumes e alimentos ricos em proteína.

Pelo facto de ter um maior aporte em ácidos gordos ómega 3, diz-se que esta dieta é a que melhor promove a longevidade e a que tem um maior caráter protetor a nível cardíaco, estando mesmo associada a uma menor ocorrência de enfarte agudo do miocárdio, à melhoria do perfil lipídico (colesterol) e à diminuição da pressão arterial.

Alguns estudos demonstram também benefícios a nível cerebral.

A sua principal característica é ser pobre em gorduras saturadas devido ao consumo moderado de carnes vermelhas e tem o azeite como gordura de eleição na confeção de alimentos, bem como a sua utilização em cru, o que ajuda a diminuir o “mau colesterol” (LDL).

O consumo de peixes como o atum, sardinha e cavala, bem como o marisco e moluscos, deve ser privilegiado e consumido 4 vezes na semana, podendo juntar-se leguminosas, cereais integrais, bem como produtos hortícolas em abundância (couve, grelos, nabo, cebola e alho).

Os produtos lácteos encontram-se também como sugestão nesta dieta, sendo o seu consumo aconselhado numa base diária, nomeadamente, queijos e leite, sobretudo fermentados, de forma a melhorar o equilíbrio do trânsito intestinal.

Estes são também fornecedores de proteínas de elevada qualidade, cálcio, fósforo e algumas vitaminas importantes.

Algumas das diferenças principais entre Dieta Mediterrânica e a Dieta Atlântica é que esta última usa mais a cozedura como método de confeção principal, como por exemplo, nas sopas, e os cereais consumidos são também à base de milho e centeio, ao invés do trigo.

Ainda assim, a Dieta Mediterrânica é a que se encontra de facto provada e comprovada, sendo necessários mais estudos para perceber um pouco melhor a Dieta Atlântica.

Antes de seguir por qualquer uma das duas deve sempre aconselhar-se com um Nutricionista de forma a que o seu plano seja de acordo com os seus objetivos.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.