As dietas vegans

As dietas vegetarianas têm vindo a ocupar um espaço de popularidade cada vez mais crescente. Este facto, poderá estar relacionado com a sua associação a diversos benefícios para a nossa saúde devido ao seu alto teor de fibras, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio, magnésio e um teor de gordura saturada mais baixo, além de muitos fitoquímicos.

Comparadas com outras dietas vegetarianas, as dietas veganas tendem a conter menos colesterol e mais fibras alimentares. Os vegans tendem a ser mais magros e a sua pressão arterial com tendência mais baixa, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, a eliminação de todos os produtos de origem animal aumenta o risco de certas deficiências nutricionais, sobretudo, no que toca aos nutrientes fornecidos por este grupo alimentar.

A preocupação especial tem o seu enfoque quanto às vitaminas B12 e D, cálcio e ácidos gordos ómega 3. A menos que os vegans consumam regularmente alimentos enriquecidos com este nutrientes, a suplementação tem aqui um papel primordial. O risco de fraturas nos ossos pode ser também alvo de preocupação para quem segue um regime vegan, pois a ingestão de cálcio e Vitamina D podem ser inadequados no dia-a-dia. Quando disponíveis, dever-se-á consumir alimentos fortificados também nestes nutrientes.

Em alguns casos, os níveis de ferro e zinco de alguns vegans deve também de ser objeto de preocupação, devido à biodisponibilidade limitada desses minerais na alimentação quotidiana.

Por norma, os vegans podem evitar problemas nutricionais se forem feitas escolhas alimentares apropriadas.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.