O seu carrinho está vazio!
Disfunções da tiroide: engordam ou emagrecem?
Para entendermos melhor esta temática, comecemos por perceber o que é a tiroide e para que serve.
A tiroide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se encontra à frente da traqueia, na parte anterior do pescoço, que produz as hormonas triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).
Estas hormonas exercem importantes funções no organismo, influenciando todas as células e órgãos do corpo humano e têm um papel fundamental no metabolismo, controlo do peso, gasto energético, temperatura, aparelho digestivo, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e coração.
Assim, quando ocorrem alterações no seu funcionamento normal, são vários os sintomas que poderá sentir, incluindo oscilações do peso.
Na verdade, as doenças da tiroide são muito frequentes.
Podem resultar de alterações na sua estrutura (por exemplo, nódulos benignos ou malignos) ou na sua função, seja por diminuição da produção das hormonas da tiroide (hipotiroidismo), seja pelo aumento da produção das hormonas (hipertiroidismo).
Hipotiroidismo
Ocorre quando a tiroide não produz hormonas em quantidade suficiente, e por consequência, as nossas funções corporais tornam-se mais lentas.
Embora este problema possa afetar tanto homens como mulheres, é mais comum no sexo feminino especialmente após os 60 anos.
Porque é que ocorre um aumento do peso?
Como já referido anteriormente, a tiroide envia para a nossa corrente sanguínea hormonas que ajudam o metabolismo a funcionar corretamente.
Quando não são produzidas na quantidade suficiente, o metabolismo torna-se mais lento, levando o nosso corpo a acumular água e sal, o que provoca inchaço, e a converter menos calorias em energia, deixando-as para que sejam armazenadas sob a forma de gordura.
O resultado acaba por ser um pequeno aumento do peso.
Além deste aumento de peso, existem outros sinais de hipotiroidismo, como irregularidades na menstruação e libido, redução da temperatura corporal, cansaço, fraqueza, queda de cabelo, perda de massa óssea, diminuição do ritmo cardíaco, depressão, memória fraca, intestino desregulado, pele e cabelo secos, sonolência, aumento do colesterol, entre outros.
Hipertiroidismo
Ocorre quando há um aumento da produção de hormonas da tiroide.
Os sintomas são muito heterogéneos e incluem ansiedade, nervosismo, irritabilidade, insónias, tremor, queda de cabelo, diarreia, aumento do volume do pescoço perda de peso ou fraqueza, entre outros.
No entanto, importa referir que o emagrecimento ocorre principalmente devido à redução de massa muscular e não de gordura, não sendo saudável para o organismo.
Resumo
As análises ao sangue podem confirmar o diagnóstico e pode ser tratado com sucesso através da toma diária de comprimidos que, no caso do hipotiroidismo, repõem as hormonas na quantidade adequada, e no caso do hipertiroidismo inibem a produção destas hormonas.
Em casos específicos, também pode ser necessário realizar cirurgia ou aplicação de radioiodoterapia.
Para manter o seu peso sob controlo deve focar-se nos aspetos que consegue controlar, nomeadamente, com a prática regular de exercício físico e a manutenção de uma dieta equilibrada.
Para isso procure ajuda profissional na Clínica Persona mais próxima de si.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.