O seu carrinho está vazio!
Equilíbrio alimentar
As escolhas feitas durante as refeições estão diretamente relacionadas à qualidade de vida e, consequentemente, com a saúde como um todo.
A boa alimentação deve estar presente em todas as etapas da vida, pois uma criança com hábitos errados, no futuro poderá ser um adulto que se alimenta de maneira errada, por esse motivo é fundamental ter um olhar mais cuidadoso com os nutrientes que são ingeridos diariamente.
E agora questionam “como é que reequilibramos a nossa dieta quando o nosso conhecimento do assunto é limitado?
Como separamos o real do falso em tudo o que ouvimos?
A melhor coisa a fazer antes de se limitar, é identificar os pontos a corrigir na dieta e aqueles a preservar.
O primeiro passo é equilibrar a dieta, e o segundo passo é reduzir as quantidades em diferentes grupos de alimentos.
Mas emagrecer é mais do que fazer uma dieta.
Na verdade, a palavra “dieta” ressoa negativamente na mente e faz pensar em várias palavras-chave, tais como perda de peso mais ou menos rápido, restrição de muitos alimentos, frustração, dificuldades e efeito yo-yo.
Hoje, preferimos usar o termo “equilíbrio alimentar” em vez de “dieta”, que é reservada para dietas específicas para patologias (por exemplo: dieta diabética ou dieta sem sal).
Para cumprir com as necessidades naturais do organismo, uma alimentação equilibrada consiste em três requisitos básicos:
- Alimentação completa: alimentação que contém basicamente todos os tipos de nutrientes, sejam eles com propriedades para fins estruturais como as proteínas, para produzir energia como hidratos de carbono e gorduras, e com funções de equilíbrio como as vitaminas e os minerais.
- Alimentação saudável: alimentação que descarta qualquer exagero: separa-se as quantidades necessárias entre os distintos nutrientes, com a finalidade de evitar qualquer falta ou excessos entre eles.
- Alimentação variada: consiste em consumir habitualmente alimentos de diversas origens para garantir a ingestão de todas as bases nutritivas essenciais.
Como já dizia Hipócrates há milhares de anos “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.”
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.