O seu carrinho está vazio!
Os erros que quase toda a gente comete na cozinha!
Há quem diga que cozinhar é uma terapia.
E é mesmo!
Mas mesmo sendo uma atividade tão prazerosa, os erros comuns na cozinha também fazem parte do processo, e até mesmo os bons cozinheiros e profissionais cometem erros.
Se está a aprender a cozinhar ou já pratica há algum tempo, deve saber que erros e pequenas falhas podem acontecer durante a preparação: cozimento, armazenamento de alimentos e até mesmo de higienização.
Esses deslizes podem afetar aspetos importantes, como o sabor, a forma e a qualidade da comida, fazendo com que os pratos não fiquem consoante a nossa expectativa.
Felizmente, são falhas fáceis de resolver!
Pensando nisso, segue uma lista dos 10 erros mais comuns na cozinha e como solucioná-los:
- Colocar os ingredientes numa panela fria: Se deitar o azeite na frigideira fria, vai haver mais hipóteses de o deixar queimar, uma vez que este estará mais tempo em contacto com o calor enquanto a frigideira aquece. Para além disso, se colocar a carne ou o peixe na panela fria, isso vai fazer com que a comida absorva mais gordura e haverá mais hipóteses de ficar agarrada ao fundo do tacho. Assim, é melhor aquecer a sua panela e, em seguida, adicionar a gordura, deixar que ele aqueça e em seguida adicionar a comida. O resultado é a gordura mais saudável e a comida bem tostada. E nada de restos agarrados ao fundo.
- Pôr a comida diretamente do frigorífico ao lume: É um erro fatal que vale para o peixe ou para a carne de vaca, de porco ou de galinha. O resultado será um pedaço de carne que é cozido no exterior e mal cozida, ou mesmo cru, por dentro. O ideal é tirar o alimento do frigorífico e deixar descansar à temperatura ambiente cerca de 15-20 minutos antes de cozinhar. Assim o seu prato ficará cozinhado de forma mais homogénea.
- Encher demasiado a panela: O resultado disso é que a temperatura vai descer, a humidade vai aumentar e a comida vai ficar cozida em vez de frita ou grelhada. Use uma panela do tamanho certo para a quantidade de alimento que está a cozinhar. Quando está a cozinhar carne, certifique-se de nenhuma das peças está sobreposta, deve haver espaço entre as peças. Se for preciso, use uma panela maior ou divida a comida por duas.
- Não deixar a carne descansar depois de cozinhada: Este erro vai fazer com que os sucos não sejam absorvidos e se espalhem pelo prato ou pela tábua quando cortar. Assim, a carne ficará mais seca e menos saborosa. E isto aplica-se a um simples bife ou a um lombo inteiro. Deixe a carne descansar à temperatura ambiente pelo menos 5 minutos, de modo a dar tempo para os sucos se redistribuam em toda a carne. Para a carne não ficar fria, cubra-a com um pedaço de papel alumínio.
- Não ler a receita completa antes de começar: O problema é que, às vezes, só a meio é que se apercebe que, afinal, não tinha todos os ingredientes ou equipamento necessários. Ou então, só no fim do texto é que explica o primeiro passo da preparação. E o resultado é o desperdício de uma série de mantimentos que dificilmente podem ser reaproveitados quando já misturados. Antes de fazer qualquer coisa, leia toda a receita, separe tudo que for precisar, visualizando as etapas.
- Cozinhar no meio do caos: Para cozinhar é preciso espaço e alguma ordem. Isso vai deixá-lo mais tranquilo e vai reduzir o risco de trapalhadas, de misturas de sabores ou até de contaminação da comida. Limpe bem a bancada antes de começar, arrume tudo o que estiver fora do sítio para lhe libertar espaço e separe antes os utensílios de que vai precisar. Manter uma tigela de lixo ao lado de sua tábua de corte e limpeza também irá ajudar bastante. É também importante que tenha uma tábua de corte de um bom tamanho, para poder trabalhar de uma forma limpa, eficiente e segura.
- Usar a faca errada: Antes de pegar uma faca pense no que vai cozinhar. Pense na faca de chef quando for cortar uma carne, cortar legumes e picar ervas. Opte por uma faca menor para cortes preciso e pequenos como desossar uma ave ou cortar uma fruta. Pegue numa faca serrilhada na hora de cortar uma baguette, um tomate ou outros pães.
- Não temperar alimentos enquanto você cozinha: Esquecer de temperar a comida enquanto cozinha vai deixar o seu prato sem sabor e desequilibrado. Mas atenção, também não exagere nos temperos. A quantidade ideal de temperos é um território desconhecido, principalmente para os mais inexperientes na cozinha. É preciso conhecer os ingredientes e temperos para harmonizá-los com o restante dos componentes da preparação. Outra informação importante é em relação ao sal. Apesar de ser um produto que todos consomem, a quantidade varia para cada um, por questões de gosto e até de saúde. Desse modo, o mais adequado é colocar quantidades menores, assim, se faltar para o paladar de alguém, é só acrescentar.
- Não provar os alimentos enquanto cozinha: Cozinhar sem provar é como escrever um livro sem fazer revisão, o que vai deixar passar vários erros que podiam ter sido identificados facilmente. É importante ir provando à medida que vai cozinhando, para perceber como está a ficar, podendo consertar falhas simples, como a falta de algum tempero.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.