Está na menopausa?

A Menopausa e o aumento de peso

Uma das maiores preocupações da mulher que está na fase da menopausa, ou mesmo na pré-menopausa, é o aumento de peso.

Muitas vezes aumentam o perímetro abdominal sem perceber o porquê, mesmo mantendo os mesmos hábitos que sempre tiveram e que antes não tinham estas repercussões.

Pois bem, a menopausa caracteriza-se pela baixa produção de hormonas produzidas nos ovários: os estrogénios e a progesterona. Habitualmente esta diminuição ocorre a partir dos 45 anos de idade. Este processo natural desencadeia imensas alterações morfológicas na mulher: cintura mais larga, por oposição às ancas que ficam mais estreitas, daí a estrutura androide com acumulação de gordura facilitada na região abdominal.

Esta mudança no modo como está distribuída a gordura reflete não só um problema estético, como também um maior risco de doença cardiovascular.

Sabe-se que entre os 30 e os 50 anos, sobretudo as mulheres, têm tendência a aumentar cerca de 10 kgs. Uma pessoa magra que sempre teve 55kgs poderá chegar aos 50 anos com 65kgs e achar que está completamente fora dos seus parâmetros. A menopausa vem intensificar toda esta problemática. Além do próprio metabolismo ficar mais lento, também o défice de produção da progesterona contribui para este aumento de peso.

A solução passa por uma alimentação equilibrada, preferindo alimentos ricos em vitaminas e minerais, deixando de lado todos os alimentos hipercalóricos e sem valor nutricional.

A atividade física deve ser tida em conta.

Em certos casos, para uma eficaz eliminação de gordura abdominal, é necessário recorrer a tratamentos localizados e específicos para a região abdominal, de forma a criar uma metabolização mais rápida das células de gordura.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.