Clinicas Persona - Sono - Peso

Em que medida a falta de sono interfere com o meu peso?


A falta de sono está diretamente relacionada com o aumento de peso.

Não é só por uma questão de se comer mais, mas sim a mudança do que se come a mais.

Alguns estudos sugerem que o desejo por doces como bolachas, chocolates e gelados, como também comidas ricas em hidratos de carbono e salgados, aumentam em cerca de 30 a 40% quando o sono é reduzido várias horas por noite.

Por sua vez, o desejo por alimentos proteicos como carne ou peixe, assim como lacticínios e seus derivados pouco são afetados.

Então porque será que o nosso desejo por açucares e hidratos complexos aumenta quanto maior for a nossa privação de sono?

Outro estudo conseguiu concluir que se compararmos os padrões de atividade cerebral da mesma pessoa que teve privação de sono num determinado momento da experiência, com outro momento em que dormiu 8h seguidas, percebeu-se que, na privação de sono, certas regiões cerebrais necessárias para fazer uma avaliação ponderada e tomar decisões controladas tinham sido “bloqueadas” durante o ato de se alimentarem, originando uma mudança na escolha de alimentos, conduzindo à ingestão de comidas mais densas caloricamente.

Dormir o suficiente ajuda a controlar o peso na medida em que um sono completo pode restaurar o sistema de controlo de impulsos do cérebro, travando assim os desejos por cometer excessos alimentares.

Mesmo quando seguimos um plano alimentar baixo em calorias, para perda de peso, devemos ter muita atenção nas nossas horas de sono.

Pensar que só isso é o suficiente para se perder massa gorda é o pensamento mais errado que se pode ter.

Sabe-se que o tipo de peso que se perde quando dormimos apenas 5h por noite, por exemplo, é sobretudo devido à perda de massa magra, ou seja, músculo e não gordura.

Em contraponto, em indivíduos que dormem cerca de 8h/noite, mais de 50% da perda de peso vem da massa gorda.

Quando não dormimos, o corpo tem o impulso de preservar a sua gordura, eliminando, por sua vez, a massa muscular.

Em suma

Podemos dizer com toda a certeza que um sono insuficiente irá fazer com que a fome e o apetite aumentem, originar um comprometimento no impulso do cérebro em controlar as melhores escolhas alimentares, fazendo aumentar a ingestão de alimentos principalmente os mais ricos em calorias e impossibilitando a perda de peso mesmo enquanto se faz uma dieta.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.