O seu carrinho está vazio!
Frigorífico: onde guardar o quê?
Há determinados eletrodomésticos que são fundamentais em todas as cozinhas e o frigorífico é um deles.
Por isso, saber como organizá-lo é essencial, de forma a evitar que as bactérias se desenvolvam e garantir que conserva os alimentos por um período de tempo mais prolongado.
Para começar é fundamental perceber onde guardar o quê.
Portas
Esta é a zona mais quente do frigorífico e, por isso, deve colocar aqui os ingredientes resistentes às variações de temperatura inerentes à abertura e fecho do frigorífico, especialmente se este estiver constantemente a ser aberto.
É por isso que aqui não deve colocar ovos, leite, natas e outras comidas que se estragam facilmente. Pode guardar aqui os sumos, a água e até os molhos, por exemplo.
No entanto, às vezes é um pouco contraditório, já que os frigoríficos na sua maioria apresentem um design que parece perfeito para enquadrar ali certos produtos e depois dizem-nos que não é correto que ali estejam.
Como é o caso dos ovos, que há também quem diga que nem sequer deviam estar no frigorífico.
Dizem que não são propriamente a melhor opção para os guardar.
Os ovos devem ainda ser armazenados na caixa original e não nos porta-ovos de plástico que vêm com o frigorífico, pois a caixa retarda a perda de humidade e impede-os de absorver odores de alimentos (sim, cascas de ovos são porosas o suficiente para fazer isso!).
Assim, os ovos frescos podem durar mais ou menos um mês no frigorífico se bem armazenados.
Prateleiras superiores
É aqui que encontra as temperaturas mais estáveis de todo o frigorífico.
Nesta zona devem ficar os alimentos que não precisam de ser cozinhados (como os embalados, as bebidas, os restos da refeição de ontem, as ervas aromáticas (dentro de um copo com água e tapadas com um saco de plástico) e até a charcutaria.
Prateleiras inferiores
É a zona mais fria do frigorífico e aquela onde devem estar os alimentos que se estragam mais facilmente.
Por isso guarde aqui as carnes cruas, peixe, ovos, marisco ou laticínios.
Para evitar que as bactérias da carne passem para as outras comidas, mantenha a carne embalada e em cima de um prato ou de um recipiente que é lavado regularmente.
As frutas, os legumes e as hortaliças podem ficar guardados nas prateleiras ou nas gavetas, dependendo do espaço que tem.
Gavetas
As gavetas são desenhadas para armazenar produtos em humidades específicas, logo faz sentido armazenar frutas e vegetais nas gavetas.
Deve utilizar uma gaveta para a fruta e outra para os vegetais, uma vez que muitas frutas (como peras, maçãs, ameixas ou pêssegos) produzem etileno, uma substância que as ajuda a amadurecer.
Se colocar estas frutas ao lado dos vegetais, o etileno vai fazer com que os legumes apodreçam mais rapidamente.
O que não deve guardar no frigorífico
Há alimentos que não deve guardar no frigorífico, porque as temperaturas baixas aceleram o processo de amadurecimento, ou porque absorvem com muita facilidade os cheiros envolventes ou, simplesmente, porque há espaços melhores para manter o sabor e a textura dos mesmos.
É o caso da batata, abóbora, cebola, alho, café, mel, abacate, pão, azeite e até o tomate e o manjericão.
Agora que já sabe como organizar o frigorífico, já pode começar a organizar o seu.
Pode até parecer uma tarefa aborrecida, mas a sua importância é inquestionável e vai ver que se sentirá melhor depois de o fazer! Até vai dar gosto abrir o frigorífico, mas opte sempre por alimentos saudáveis!
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.