O seu carrinho está vazio!
Halloween: doçura ou travessura?
O Outono chegou e hoje comemora-se o Dia das Bruxas (Halloween).
Tradição nos Estados Unidos e Canadá, a celebração do Halloween, a 31 de Outubro, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal.
Atualmente a data é celebrada com divertidas festas temáticas, belas fantasias e o tradicional pedido “doçura ou travessura?”.
A abóbora é a imagem de marca do Halloween, servindo nesta altura também como elemento decorativo.
Associada ao Outono, a abóbora é considerada um alimento versátil, uma vez que pode ser incorporada em entradas, sopas, pratos e sobremesas.
Apresenta ainda a vantagem de ser pouco calórica (11Kcal/100g), fonte de betacaroteno, vitaminas e minerais (como o potássio, o cálcio, o magnésio e vitaminas B e C).
Na abóbora nada se desperdiça, tudo se aproveita!
Na decoração de Halloween, utilize o “recheio” das abóboras para fazer uma boa base de sopa. Aproveite também as suas sementes (pevides) e consuma-as sobre a forma de snack.
Experimente secar e tostar as sementes de abóbora a baixas temperaturas (75ºC) e incorporar depois em saladas e granolas caseiras.
Se tem feito muitas travessuras e abusado nos doces, está na altura de confessar os seus pecados e desfrutar destes alimentos:
- Abóbora: para além de uma assustadora lanterna de Halloween, a abóbora é um vegetal cheio de nutrientes. Contem betacaroteno, um fitonutriente que lhe confere a cor alaranjada e que contribui para a saúde da pele e reforça o sistema imunitário;
- Alho: não só afasta os vampiros, como também mantém outros indesejáveis à distância, tais como bactérias, fungos, vírus e até mesmo o cancro. São vários os estudos que comprovam as propriedades benéficas do alho;
- Beterraba: caso precise de fugir de lobisomens ou vampiros, coma beterraba. Estudos indicam que este alimento cor de sangue ajuda na recuperação muscular e combate a anemia, pelo facto de conter ferro e vitaminas do complexo B;
- Maçã: deixe as guloseimas e opte por uma deliciosa e suculenta maçã. A presença de ácido málico aumenta a energia das células, fundamental para poder fugir dos fantasmas. A pectina, um tipo de fibra, ajuda a eliminar toxinas em excesso;
- Sementes de abóbora: ricas em ácidos gordos ómega 3 e triptofano, que se converte em melatonina, as sementes de abóbora garantem-lhe uma boa noite de sono depois desta experiência aterradora.
E porque nenhuma comemoração está completa sem um banquete temático, para ajudar a festejar o Halloween, deixamos de seguida duas sugestões saudáveis e assustadoramente deliciosas.
Ideais para substituir as gomas, os chocolates e as sobremesas cheias de açúcar.
Fantasmas e mini abóboras
Ingredientes:
– 3 bananas
– 3 tangerinas
– Pepitas de chocolate
– Cebolinho ou talos de aipo
Preparação dos fantasmas:
corte a banana ao meio, deixando a base redonda apoiada no prato.
Coloque as pepitas de chocolate a fazer de olhos e boca, na parte superior da banana.
Preparação das mini abóboras:
descasque as tangerinas e insira na extremidade os fios de cebolinho, como se fosse o raminho da abóbora.
Dedos de bruxa
Ingredientes para os dedos:
– Cenouras cruas
– Lascas de amêndoa
– Geleia de frutos vermelhos sem açúcar
Preparação:
Descasque as cenouras e corte do tamanho de dedos.
A extremidade mais fina da cenoura deve ser cortada na diagonal, para depois ser possível colocar a “unha”.
Coloque a geleia onde fez o corte e, por cima, a amêndoa laminada, pressionando para que a geleia saia pelos lados (a imitar sangue).
Ingredientes para o caldeirão verde:
– 2 abacates maduros
– ½ cebola roxa ou 1 chalota
– 1 colher (de sopa) de coentros picados
– 4 tomate cherry
– 1 lima
– Azeite qb
– Sal e pimenta qb
Preparação:
Tire a polpa do abacate e triture com a ajuda de um garfo.
Junte o tomate cortado, a cebola e os coentros picados.
Envolva o preparado.
Esprema o sumo de lima, regue com azeite e tempere com sal e pimenta.
Sirva esta pasta em taças individuais, espetando em cada uma 5 dedos, simulando assim uma mão.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.