O seu carrinho está vazio!
Importância da alimentação nas crianças
Certamente, zelar pela saúde dos seus filhos é uma das suas prioridades e portanto, entre muitas outras coisas, tentar que eles mantenham um peso saudável é extremamente importante, porque com certeza já ouviu dizer que crianças obesas se vão tornar adultos obesos e, visto ser realmente verdade e nem sempre ser fácil para as crianças compreenderem que têm que ter uma alimentação saudável, em vez de comerem todos os doces que querem.
Reunimos alguns conselhos para ajudar os seus filhos a não sofrerem de excesso de peso ou obesidade.
6 dicas:
- Comece por dar o exemplo: Os filhos são, por norma, o reflexo dos pais. Portanto, se querem que os vossos filhos comam salada e fruta às refeições, devem comer também salada e fruta à refeição.
- Façam as refeições em família: Sempre que possível, é importante que as refeições sejam feitas por volta da mesma hora, todos os dias, com a família reunida, porque além de se criar momentos de partilha, as refeições em conjunto são, em geral, sinónimo de escolhas alimentares mais saudáveis.
- Não deixe que saia de casa sem tomar o pequeno-almoço: O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, porque quebra o longo jejum noturno e repõe os níveis energéticos. O pequeno-almoço deve ser completo e incluir alimentos do grupo dos cereais, laticínios e fruta. Assim terá menos fome e vontade de petiscar ao longo do dia.
- Prepare-lhe os lanches: O ideal é que não passe mais de 3h sem comer, portanto, deve fazer um lanche a meio da manhã e outro a meio da tarde.
- Cozinhe refeições equilibradas: As refeições principais devem ser variadas e como tal, devem incluir sempre sopa primeiro e posteriormente, peixe ou carne (sem pele e gordura), hidratos de carbono e vegetais. A criança deve habituar-se a comer uma peça de fruta à sobremesa e a beber água à refeição, evitando os doces e os refrigerantes, que devem ser deixados para ocasiões especiais.
- Em caso de ter dúvidas, consulte um pediatra: É importante os pais estarem atentos e caso notem que o seu filho aumentou de peso ou que até sente dificuldades de integração na escola, devido ao peso, não hesitarem em procurar um pediatra. No entanto, o ideal é existirem consultas regulares para que o pediatra monitorize o peso da criança e para que possa orientar caso exista excesso de peso ou obesidade.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.