Clinicas Persona - Indice glicemico dos alimentos

O que é o índice glicémico dos alimentos?


O índice glicémico dos alimentos é uma ferramenta importante para entender como os hidratos de carbono que consumimos podem afetar os nossos níveis de açúcar no sangue, pois alimentos com a mesma quantidade de hidratos de carbono, mas com composições diferentes podem induzir no nosso organismo distintas respostas, isto porque: o índice glicémico (IG) é uma escala que avalia os alimentos que contêm hidratos de carbono quanto à influência que terão nos níveis de glicémia após a ingestão de uma determinada porção de alimento.

Os alimentos são classificados numa escala de 0 a 100 por comparação com um alimento padrão, como um pão branco ou glicose, sendo que os alimentos com um índice glicémico mais alto causam um aumento mais rápido e acentuado na glicose sanguínea.

Os alimentos são classificados em três categorias de acordo com seu índice glicémico

  • baixo índice glicémico (IG de 0 a 55): alimentos que são absorvidos lentamente, resultando em um aumento gradual e mais controlado dos níveis de glicose no sangue. Exemplos incluem legumes, frutas, grãos integrais e laticínios.
  • médio índice glicémico (IG de 56 a 69): alimentos que são absorvidos moderadamente e causam um aumento mais moderado nos níveis de glicose no sangue. Exemplos incluem arroz, massas e pães integrais.
  • alto índice glicémico (IG de 70 a 100): alimentos que são absorvidos rapidamente e resultam em um aumento rápido e acentuado nos níveis de glicose no sangue. Exemplos incluem pão branco, batata, mel e doces açucarados.

O índice glicémico é uma ferramenta valiosa para ajudar a entender como os hidratos de carbono afetam os níveis de açúcar no sangue e pode ser utilizado para promover uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, é importante relembrar que o índice glicémico não deve ser a única consideração na dieta.

Uma abordagem nutricional completa deve incluir uma variedade de alimentos naturais, minimamente processados e equilibrados em termos de nutrientes, além de levar em conta as preferências individuais, necessidades específicas e objetivos de saúde de cada pessoa.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.