A manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim, ou melhor dizendo, o creme vegetal de amendoim, tem vindo a ganhar muita popularidade, nos hábitos alimentares dos portugueses, como uma alternativa livre de colesterol e mais saudável que a manteiga tradicional para colocar no pão.

Mas será mesmo assim? Vamos por partes:

O creme vegetal de amendoim traz de fato algumas vantagens nutricionais interessantes, como por exemplo:

  • a ausência de colesterol;
  • presença de ácidos gordos mono e polinsaturados;
  • é uma excelente fonte de proteína não animal;
  • de baixo custo,

o que o torna uma opção muito válida para dietas vegan e vegetarianas.

  • Tem baixo índice glicémico, o que a torna apropriada para diabéticos em alternativa a geleias e compotas;
  • é rica em vitaminas do complexo B, em cobre e em ferro;
  • além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar e, os últimos estudos mostram,
  • tem ação relevante na saciedade e controle de apetite.

 

Mas, não são tudo boas notícias.

Infelizmente uma boa parte das empresas produtoras de creme vegetal de amendoim “adulteram” o produto de modo a aumentarem o tempo de prateleira do mesmo, adicionam ácidos gordos hidrogenados, que são nefastos para a saúde, pois aumentam o colesterol LDL, para estabilização dos óleos naturais presentes no produto, e adicionam açúcares simples para o tornarem mais apelativo ao paladar.

Além de o fato de ter nele presentes gorduras interessantes do ponto de vista nutricional, o seu consumo em demasia aumenta substancialmente o valor calórico final da refeição que estamos a realizar.

Não se esqueça, não existem “gorduras boas” quando o objetivo é perder ou controlar o peso.

Outro aspeto a ter em conta é a alergia ao amendoim, que apesar de rara em Portugal, é necessário tê-la em atenção, se bem que, se for consumidor regular de amendoins sem sintomatologia, não terá problemas.

Resumindo, é importante escolher creme vegetal de amendoim orgânico e verificar sempre se existem ácidos gordos hidrogenados associados, além de açúcares simples. Devemos preferir marcas que não os possuam. É uma opção válida para barrar o pão, mas sempre em quantidades razoáveis (não exceder equivalente a uma colher de chá por dose).

Como em tudo a palavra chave é moderação.

 

Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso.

Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.