O seu carrinho está vazio!
Porque é importante saber mais sobre o nosso microbioma intestinal?
O microbioma do intestino é composto por milhões de organismos só detetáveis por microscópico.
Estes vivem em perfeita harmonia com o seu hospedeiro, o Ser-humano!
Esta flora intestinal riquíssima ajuda-nos em diversas funções fisiológicas.
O trato gastrointestinal é composto por diferentes bactérias que são definidas geneticamente ou por características, quer individuais, quer ambientais.
Cada pessoa possui um microbioma intestinal único e que se vai desenvolvendo consoante variadíssimos fatores como os hábitos de vida ou o stress. Contudo, um dos fatores que mais contribui para a alteração do microbioma intestinal são os nossos hábitos alimentares. A nossa alimentação pode afetar, tanto negativa como positivamente, a sobrevivência e o próprio metabolismo dessas bactérias através da alteração no padrão das colónias bacterianas. Quando as colónias são as corretas e quando desempenham bem a sua função, elas podem ser poderosos auxílios na manutenção da integridade da mucosa do intestino, melhoram a absorção de nutrientes e servem de controladoras contra a proliferação de outras bactérias nocivas e que podem originar patologias. Podem ainda levar à produção de ácidos gordos de cadeia curta, cuja atividade é sobretudo anti-inflamatória. Desta forma, percebemos a importância que as bactérias do intestino têm na nossa saúde e também na nossa longevidade.
Além de ser um tema muito complexo de se entender, é também um dos temas mais amplamente estudados na medida em que se entende que pequenas alterações poderão ser as causas de várias doenças e distúrbios gastrointestinais.
A microbiota intestinal atua em diversas funções, nomeadamente na absorção dos nutrientes e na produção de algumas vitaminas, como a B12 e K. São altamente regulatórias do sistema endócrino e modulam o sistema imunitário. Além de tudo isto, é no intestino e através destas bactérias que se produzem neurotransmissores, como a serotonina, que atuam a nível cerebral e que poderão influenciar diversos aspetos da nossa saúde e até do nosso metabolismo. Qualquer alteração na composição da microbiota pode ficar associada a várias patologias ou disfunções intestinais como as disbioses (pouca diversidade bacteriana) ou a SIBO (crescimento anormal de certas estirpes de bactérias).
Este desequilíbrio da microbiota intestinal traz modificações nas funções que anteriormente funcionavam em harmonia e pode levar a processos inflamatórios, favorecendo a permeabilidade intestinal e reduzindo a capacidade absortiva do intestino dos nutrientes certos, além de causar a carência de vitaminas, sobretudo do complexo B, Vitamina A, C e D. Poderão ocorrer também outras manifestações como diarreia, alergias alimentares, alterações de pele, agravamento de doenças inflamatórias, artrite, etc.
Pessoas que apresentam pouca ou baixa diversidade bacteriana no intestino são mais propensos a quadros inflamatórios e desenvolvimento de patologias variadas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.