Este exame constitui um importante meio de diagnóstico, permitindo-nos estabelecer os parâmetros do equilíbrio, ou desequilíbrio, metalomineral que pode existir no organismo humano.
É possível identificar e agir contra aqueles metais que possam estar a atuar como aceleradores de reações produtoras de stress oxidativo.
Graças a este exame reconhecem-se as alterações daqueles minerais muito essenciais ao organismo, as quais podem estar associadas ao quadro clínico do paciente.
O Mineralograma permite-nos, deste modo, estabelecer qual a mais adequada terapia a suplementar, ou a complementar com uma estratégia convencional de controlo alimentar.
Os Minerais
Os minerais são substâncias inorgânicas indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo, que entram na composição das enzimas e controlam-nas, regulando e acelerando as funções bioquímicas.
A carência de um desses elementos essenciais pode provocar doenças com consequências graves, pois diminui as nossas defesas orgânicas.
Cada mineral cumpre o seu papel no nosso organismo, conhecendo-se inúmeras dessas funções, estando ainda por determinar ao certo outras tantas.
Os minerais atuam como catalisadores de diversas reações orgânicas, favorecendo reações químicas e biológicas, sendo a sua presença indispensável, ainda que não participem propriamente na reação química. Podemos considerá-los como agentes vivos e diretos nas alterações metabólicas. Esta ação favorece os fenómenos vitais necessários para o perfeito funcionamento do organismo.
Podemos também classificá-los como verdadeiros nutrientes inorgânicos, tal como as vitaminas, implicados em determinadas reações enzimáticas. Eles asseguram a construção e reparação dos tecidos, intervindo diretamente na regulação do metabolismo celular. Quando existe uma carência no organismo, as reações vitais tendem a fazer-se lentamente e por vezes deixam de fazer-se por completo, conduzindo progressivamente à instalação de inúmeras doenças.
Perante um caso de carência absoluta, a vida seria realmente impossível.
Determinadas situações, como doenças graves, doenças hereditárias, acidentes, métodos contracetivos orais, procedimentos cirúrgicos e o próprio stress, fazem com que o organismo necessite de minerais em maior quantidade, cerca de duzentas vezes mais do que em circunstâncias normais.
Comportamentos de risco conduzem a uma insuficiência de minerais no organismo, tais como o hábito de refeições irregulares, quase nulas ou demasiado numerosas, a ingestão de café, álcool, a auto-medicação e o uso de drogas ou estupefacientes, etc.
Por fim, saliente-se que as diferentes etapas da vida, desde os primeiros anos de rápido crescimento à terceira idade, passando pela puberdade e o período menstrual, a prática desportiva, a atividade física e mental intensa, a gravidez e o aleitamento, são fases em que o organismo necessita de vitaminas e de minerais específicos em maior quantidade.
Saiba mais sobre o Check-Up Ortomolecular na sua Clínica Persona – http://clinicaspersona.com/contactos/ – através de: http://clinicaspersona.com/especialidade/nutricao-ortomolecular/
Clínicas Persona: especialistas em Saúde, Beleza e Bem-Estar desde 1992!
10 Comments
Comments are closed.
Boa tarde,
Estou grávida de 4 meses, posso fazer este check-up? ou tem alguma contraindicação?
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que, visto se encontrar grávida, é preferível realizar exame somente após o parto, pois assim os resultados serão mais fidedignos.
Caso tenha mais alguma questão, não hesite em contactar-nos.
Cumprimentos
Boa tarde,
Gostava de saber se sera possivel realoizar um minaralograma numa crianca de 2 anos.
Bom dia, Cara Alexandra.
Agradecemos a sua mensagem e informamos que não é possível, visto esse exame só se realiza a adultos.
Se desejar mais alguma informação, não hesite em contactar-nos.
Obrigada e fique bem!
Boa tarde, o médico disse-me que tinha deficit de ácido fólico, gostaria de saber se o mineralograma deteta este deficit e me dizem o que devo fazer.
Olá Cara Isabel,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que, de facto, o mineralograma identifica défices de minerais e oligoelementos.
O exame que permite identificar défices de vitaminas, como o ácido fólico, por exemplo, é o perfil vitaminico.
No caso de confirmarmos o défice é indicado que realize suplementação em ácido fólico de imediato. É também informado dos alimentos mais ricos nesta vitamina.
Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-nos.
Obrigada e fique bem!
Gostaria de saber o custo do mineralograma .
Olá Cara Maria,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que este exame constitui um importante meio de diagnóstico, que nos permite estabelecer os parâmetros do equilíbrio ou desequilíbrio metalomineral que pode existir no organismo humano. Graças a este exame, reconhecem-se as alterações daqueles minerais muito essenciais ao organismo, as quais podem estar associadas ao quadro clínico do paciente. O Mineralograma permite-nos, deste modo, estabelecer qual a mais adequada terapia a suplementar ou a complementar com uma estratégia convencional de controlo alimentar.
Informamos ainda que o Mineralograma realizado pelas Clínicas Persona tem o valor de 50,00 euros, é um exame presencial e os resultados são conhecidos no momento. No final, é emitido um relatório com os resultados e com sugestões alimentares, de modo a aumentar o consumo de algum mineral que se encontre deficitário no seu organismo ou, em caso de necessidade, realizar prescrição de algum suplemento alimentar.
Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-nos.
Obrigada e fique bem!
Boa tarde,
Tenho algumas questões relativamente ao Mineralograma:
>Avalia minerais e vitaminas? e Metais Tóxicos?
>Também vê possível alergias alimentares?
>É feito por analises ao sangue ou amostra de cabelo?
>No final imprimem um relatório que fica para mim?
Atentamente
Bom dia,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que o:
– Mineralograma apenas faz avaliação de minerais e oligoelementos.
– O Perfil Vitaminico e a Pesquisa de Metais Pesados são outros exames de ortomolecular.
– A Avaliação de Hipersensibilidades Alimentares é outra denominação do Perfil Alérgico Alimentar.
– O exame do Mineralograma é não-invasivo, sendo efetuado por bioressonância e o relatório é entregue ao paciente.
Obrigada e fique bem!