Clinicas Persona - Taurina

O que é a taurina?


A taurina é um aminoácido que contém enxofre e não está envolvido na síntese de proteínas, mas é essencial para a função cardiovascular e desenvolvimento e função do cérebro, retina e músculo esquelético.

A taurina está presente por todo o corpo e é particularmente abundante em tecidos eletricamente excitáveis, como o coração, retina, cérebro e músculo esquelético.

Uma pequena quantidade de taurina é produzida no fígado a partir do metabolismo da cisteína (que é derivada do aminoácido essencial metionina).

A taurina também pode ser obtida diretamente de certos alimentos, como carne bovina e aves de carne escura, mas mais abundantemente de mariscos como vieiras e mexilhões.

A taurina é considerada um nutriente moderadamente essencial.

Uma vez que pode ser produzida pelo corpo, um adulto não precisa de se preocupar com sintomas evidentes de deficiência em taurina. No entanto, baixos níveis de taurina plasmática estão associados a várias condições patológicas, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo II.

De acordo com a sua presença no corpo, a taurina tem diversas funções fisiológicas.

É conhecida como um agente protetor celular e está envolvida na osmorregulação, modulação das mitocôndrias, estabilização das membranas celulares, conjugação de ácidos biliares, homeostase do cálcio, metabolismo energético, neuromodulação e ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

O interesse pela taurina decorre principalmente dos seus potenciais benefícios no desempenho atlético e nos fatores de risco cardiovascular.

A taurina foi usada pela primeira vez para tratar pacientes com insuficiência cardíaca e demonstrou a capacidade de melhorar os sintomas – conforme evidenciado pela melhoria do débito cardíaco e do volume sistólico – o que estimulou pesquisas para determinar os seus efeitos cardioprotetores.

Evidências mais recentes demonstram que a taurina reduz modestamente a pressão arterial e parece ser mais eficaz em pessoas com pré-hipertensão ou mesmo hipertensão. A taurina também pode reduzir o colesterol total e o nível de triglicerídeos.

A dose usual varia entre as 0.5 e 1.5g por dia.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Categorias: ,

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.