O seu carrinho está vazio!
O que origina o envelhecimento da pele?
Podemos dividir as causas de envelhecimento da pele em dois grupos: externos e internos.
Os fatores externos mais significativos são:
- exposição solar;
- poluição;
- tabagismo;
- má alimentação;
- cuidados cosméticos inexistentes ou inadequados;
- stress crónico.
Todos estes fatores aumentam o stress oxidativo celular, ou seja, são libertadas moléculas chamadas radicais livres.
Com o passar do tempo, o nosso corpo perde capacidade de defesa contra estes radicais livres, levando ao envelhecimento.
Vamos então abordar mais detalhadamente cada um destes fatores externos:
- Exposição solar: é o fator externo mais responsável pelo envelhecimento precoce, hiperpigmentação e ainda cancro de pele. Assim, é importante adotar uma proteção solar diária (mesmo não havendo sol) e evitar uma exposição solar intensa e nas horas de pico solar.
- Poluição: mais comum nas cidades, a poluição desencadeia a produção de radicais livres e combinada com a exposição solar acelera o stress oxidativo. É assim importante não esquecer a importância da limpeza do rosto à noite, mesmo que não tenha usado maquilhagem.
- Tabagismo: os produtos químicos e a nicotina presente no tabaco afetam negativamente a circulação sanguínea, inclusive a nível dérmico. Desta forma, ocorre vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), diminuindo a respiração celular, levando a uma menor produção de colagénio e elastina. Além disso a pele de um fumador é sempre mais amarelada, baça (sem luminosidade), seca e com mais rugas à volta dos lábios e olhos.
- Má alimentação: ter uma dieta rica em antioxidantes vai abrandar o processo de envelhecimento, dado que estes são moléculas que combatem os radicais livres. Além disso, o consumo elevado de açúcar e gorduras, prejudicam a produção de colagénio, alem de causarem doenças metabólicas.
- Cuidados cosméticos inexistentes ou inadequados: uma boa rotina de cuidados cosméticos diários e de tratamentos profissionais consegue retardar o envelhecimento, dado que existem inúmeros princípios ativos (ingredientes) e tecnologias que têm resultados comprovados a esse nível. Para que os mesmos resultem é necessário um diagnóstico profissional, pois estes cuidados devem ser diferenciados mediante o tipo, estado de pele e grau de envelhecimento instalado.
- Stress crónico: este estado corresponde a um estado de alerta e inflamação do organismo permanente, logo o nosso corpo aumenta a circulação sanguínea para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins, e diminui a circulação dérmica. Desta forma, a renovação celular também diminui, assim como a produção de colágeno e aumenta a produção de radicais livres.
Quanto aos fatores internos, são efetivamente aqueles que não podemos alterar: tipo de pele, genética, etnia e o envelhecimento cronológico, pois de facto a partir dos 25 anos, começam a ocorrer alterações a nível celular, tornando-se os processos de regeneração e produção de fibras de colagénio e elastina mais lentos.
Está assim ao nosso alcance controlar os fatores externos, para abrandar o tempo e envelhecer de maneira mais harmoniosa.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.