O seu carrinho está vazio!
O que pode acontecer quando bebemos demasiada água?
No caso extremo de bebermos demasiada água podemos, no limite, desencadear um envenenamento, uma intoxicação ou disrupção do normal funcionamento do cérebro no nosso organismo por overdose de ingestão de água.
Isto acontece quando existe demasiada água no interior das nossas células (incluindo as células do cérebro, os neurónios), fazendo com que estas inchem.
Ao incharem demasiado causam pressão excessiva no nosso cérebro.
Um indivíduo que passe por esta situação pode sentir-se, confuso, tonto e com enxaquecas fortes.
Se esta pressão aumentar pode levar a outros problemas sérias como hipertensão, aumento tensão intracraniana e bradicardia (baixo ritmo cardíaco).
O sódio é o eletrólito mais afetado por esta overdose de água, levando a uma condição que se denomina hiponatremia.
O sódio é um oligoelemento crucial para a manutenção do correto balanço de fluídos nas células do nosso corpo.
Quando os seus níveis baixam devido a elevados consumos de água, os fluídos têm tendência a permanecer e a entrar por osmose no interior das células.
Daí surge o inchaço das mesmas, colocando o indivíduo em risco de ter convulsões, entrar em coma e, em casos extremos, levar mesmo à sua morte. Como em todos os outros nutrientes, vitaminas, minerais e macronutrientes o consumo de água deve estar adaptado à pessoa em questão, de acordo com a sua idade, o seu estado de saúde geral, o seu nível de atividade física, ao clima do local onde habita, entre outros fatores relevantes.
Em média, contudo, podemos dizer com segurança que a grande maioria dos indivíduos deve ingerir entre 1,5 litros a 2 litros de água ou fluídos não alcoólicos nem açucarados (como as tisanas e os chás) por dia.
E, certamente, se não excederem estas quantidades, não desencadearão qualquer tipo de hiponatremia nem despontarão qualquer situação de risco para a sua saúde.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.