Clinicas Persona - Obstipacao

Obstipação: 7 dicas para prevenir ou aliviar!


A obstipação é a dificuldade em evacuar na totalidade e afeta pessoas de todas as faixas etárias.

Contudo, pode ser uma situação que dure um curto espaço de tempo ou pode ser crónica.

Nesta última, além das dores e do desconforto, também pode afetar diretamente a qualidade de vida.

Porém, o importante é arranjar algumas soluções para aliviar ou até prevenir a dificuldade em evacuar e, portanto, vamos dar algumas dicas:

  1. Beba muita água: Beba todos os dias cerca de 6 a 8 copos ou 1,5L a 2L por dia. A ingestão de água pode não aliviar os sintomas imediatamente, mas amolece as fezes e facilita a sua evacuação. Ter em atenção que os refrigerantes, bebidas com álcool e cafeina podem agravar o problema.
  2. Coma mais fibras: Consuma cerca de 30g diariamente, pois as fibras têm a capacidade de amolecer as fezes. Por isso, consuma mais fruta fresca e vegetais.
  3. Cuidado com os lacticínios: Para alguns grupos de pessoas, o leite e os seus derivados não são os melhores amigos do intestino. Por isso, tente reduzir o consumo destes alimentos e observe se os seus hábitos intestinais melhoram.
  4. Mexa-se mais: A expressão “os intestinos estão preguiçosos” é verídica, até porque se repararmos, as pessoas mais sedentárias e os idosos são os que sofrem mais com a obstipação. Portanto, deve fazer exercício físico, mesmo que seja só caminhar 45 a 60 minutos por dia, para obrigar os músculos dos intestinos a trabalhar.
  5. Use laxantes com moderação: Se abusar deste tipo de medicamentos além de poder causar dependência, ainda vai agravar mais os sintomas. Por isso, caso haja mesmo necessidade de os tomar, deve beber pelo menos um copo de água antes e outro cerca de 30 minutos depois, visto que a forma de atuação da medicação é o facto de reter água no intestino.
  6. Estabeleça um horário: Treine o seu intestino. Pode ser a chave para que ele comece a funcionar melhor. Para isso, procure estabelecer um período de cerca de dez minutos, sempre à mesma hora, para evacuar.
  7. Consulte o seu médico assistente: Se a prisão de ventre é recente e contraria os seus hábitos intestinais, sendo que não alterou a sua rotina, consulte um médico. Este pode ser um sintoma de uma série de doenças (designadamente neurológicas, metabólicas e digestivas) que podem e devem ser tratadas.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.