Clinicas Persona - Pepino -- Site

Pepino


Sabia que o pepino, espécie cucumus sativus, é o fruto do pepineiro, planta trepadeira, oriunda das zonas tropicais do sul da Ásia, pertencente à família das cucurbitáceas, tal como as abóboras e os melões?

6 benefícios do pepino:

  • No nosso organismo têm efeito alcalinizante, depurativo, levemente laxante e diurético, sendo desde tempos antigos parte integrante da dieta mediterrânica;
  • Os pepinos são excelentes aliados nos planos de combate ao excesso de peso, pois de entre os legumes, são aqueles que têm das mais elevadas percentagens de água (95% peso total) e dos mais baixos valores calóricos (15 Kcal/100 gramas);
  • Além da água, são também fontes interessantes de fibra, potássio e magnésio ajudando no equilíbrio eletrolítico dos nossos fluidos regulando a tensão arterial;
  • Possuem algumas vitaminas e polifenóis, mas os pepinos também são ricos em cucurbitacinas, que em testes recentes, mostram potencial para serem utilizadas em terapias de combate ao cancro;
  • Outra grande utilidade dos pepinos é a sua ação tópica na pele, dado o seu efeito anti-inflamatório, diminuindo o inchaço e a irritação cutânea, aliviando também o ardor resultante de queimaduras solares devido ao seu efeito refrescante. Cortado em rodelas e aplicado diretamente sobre os olhos ajuda também a aliviar as papadas oculares matinais, daí fazer parte de inúmeras máscaras de beleza;
  • Devido à sua concentração em vitamina K ser relativamente alta, o seu consumo, em grandes quantidades, deve ser evitado em pessoas com problemas de hipocoagulação ou sobre terapia medicamentosa anti-coagulante. Devemos também preferir pepinos de agricultura biológica, pois estes estão entre os legumes que retêm mais resíduos de pesticidas.

Outras informações importantes:

É uma cultura típica de verão, pois a temperatura ótima para o seu desenvolvimento está entre os 20ºC e os 30ºC, sendo um dos legumes que melhor se adapta ao cultivo em estufas.

Após colheita mantém as suas propriedades intactas durante uma a duas semanas, se armazenado no frigorífico.

Este alimento deve ser consumido no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada, complementada com a prática regular de exercício físico e com o aporte hídrico adequado.

Fale com o seu nutricionista e descubra a melhor forma de os incluir na sua alimentação, de acordo com o seu caso e objetivo específico.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.