O seu carrinho está vazio!
O poder curativo dos temperos naturais
O uso de especiarias e plantas aromáticas na culinária é milenar.
Com o advento da agricultura e dos conhecimentos adquiridos sobre as características, não só curativas, mas também organolépticas, de muitas plantas e especiarias, e a própria evolução da culinária de cada povo, levou ao seu uso generalizado até aos dias de hoje.
Aquilo que foi um conhecimento experimental passado de geração em geração ao longo dos séculos, em particular, no que diz respeito ao uso de determinadas plantas como medicina natural para determinadas patologias, tem vindo hoje a ser base de vários estudos científicos e alguns deles com validade comprovada.
Ou seja, além de enriquecerem os nossos pratos com sabores e cheiros distintos, estes mesmos condimentos também apresentam propriedades anti-microbianas, antioxidantes, termogénicas e medicinais.
De seguida iremos apresentar aquelas que são os mais relevantes de plantas e especiarias bem conhecidas, podendo também ser ingeridas na forma de chás ou infusões:
- Orégãos: usado para problemas estomacais: indigestão, flatulência, cólicas e enjoos além de atenuar as cefaleias e ser ótimo repelente de formigas.
- Alecrim: útil para cefaleias digestivas e enxaquecas, dores reumáticas e contusões.
- Tomilho: excelente para problemas do foro respiratório: tosse irritativa e/ou produtiva, catarro, gripes e bronquites. Actua desobstruindo as vias aéreas.
- Açafrão: de coloração amarela e cheiro intenso tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, hepatoprotetor, melhora o processo digestivo e acelera a cicatrização de úlceras gástricas
- Canela: das mais antigas especiarias do mundo de gosto doce, tem ação antioxidante, anti-microbiana e anti-inflamatória.
- Manjericão: extremamente aromático, é indicado para diversos problemas do foro digestivo, como: flatulência, dispepsia, falta de apetite, mau hálito, aftas e cólicas intestinais.
- Gengibre: com sabor doce, picante e fresco, as principais propriedades fitoterápicas são: termogénico, anti-agregante plaquetário, anti-inflamatório e diurético.
- Louro: muito utilizado em Portugal é um facilitador da digestão, com indicação para problemas reumáticos e com efeito ligeiramente diurético.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.