O seu carrinho está vazio!
Por que devemos dar atenção à ingestão de magnésio?
É um dos minerais mais importantes do organismo, considerado como um guardião do bom andamento bioquímico do organismo devido às suas propriedades reguladoras.
A grande maioria do magnésio encontra-se nos ossos e nos líquidos do interior das células.
Este oligoelemento previne e diminui a toxicidade de altas dosagens de flúor e a intoxicação pelo chumbo.
Existem certos grupos de risco que podem desenvolver défice deste mineral tais como os:
- Idosos;
- Grávidas;
- consumidores de bebidas alcoólicas;
- praticantes de exercício físico regular ou pesado;
- utilizadores de diuréticos e de dietas hipocalóricas.
Carência de magnésio
A carência pode desencadear náuseas, apatia, perda de apetite, vasoconstrição, doença cardiovascular, hipertensão arterial, depressão, asma, fadiga crónica, enxaqueca, stress, síndrome pré-menstrual, ansiedade, irritabilidade, tremores, sensibilidade ao ruído, nervosismo, hiperatividade, convulsões, cálculos renais, diabetes, agregação plaquetária, espasmos esofágicos, espasmos musculares esqueléticos, gangrena, toxicidade por chumbo, eclampsia, cólicas menstruais e insónia.
Existem também alguns fármacos associados à carência de magnésio, tais como a ciclosserina, furosemida, tiazidas, hidroclorotiazida, tetraciclina e contraceptivos orais.
Fontes de magnésio
Podemos encontrar magnésio nas mais variadas fontes, como por exemplo em produtos lácteos, carne, peixe e principalmente o salmão, frutos do mar, algas, arroz, milho, alho, levedura de cerveja, nozes, limão, figo, maçã, banana, abacate e ameixa.
As principais funções metabólicas do magnésio são o contributo para o crescimento ósseo, transmissão nervosa e muscular, síntese e hidrólise de ATP, estabilização dos ribossomas, ativação e estabilização do DNA, catalisador enzimático, ajuda a absorção de cálcio e potássio, promove a saúde cardiovascular, proteção das paredes arteriais, importante nos vários metabolismos (tais como hidratos de carbono, lípidos, proteínas, vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e sódio), associado à vitamina B6 pode reduzir a formação de cálculos renais por oxalato de cálcio, prevenção do parto prematuro, previne arritmias, importante para converter a glicose em energia, antisstress combatendo a tensão nervosa, combate a depressão, mantém dentes saudáveis, alivia indigestão, juntamente com o cálcio ajuda a regularizar da permeabilidade das membranas, importante para a estabilidade eletrolítica das células, manutenção da integridade das membranas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.