O seu carrinho está vazio!
Quais os países mais saudáveis? E os menos?
A culinária sempre fez parte da cultura de cada país.
Em Portugal, conhecido pela sua variedade de pratos típicos, as carnes vermelhas, produtos de charcutaria e doces dominam a tradição culinária.
Sendo estes pratos compostos maioritariamente por gorduras, não são uma boa opção a incluir numa dieta saudável. No entanto, como são os outros países?
Os menos saudáveis
Estados Unidos
Começando pela maior economia do mundo, o país onde o fast food é rei, hambúrgueres, pizza, frango frito e comidas processadas são os alimentos mais consumidos neste país, o que o faz entrar diretamente para a lista dos países menos saudáveis do mundo.
Argentina
Sendo um dos principais exportadores de carne do mundo, a alimentação dos seus habitantes não difere muito. Com um elevado consumo de carne vermelha por pessoa, a Argentina é um dos países menos saudáveis do mundo.
Bielorrússia
É o país líder no consumo de batata, onde esta é confecionada com grande adição de gorduras. Para além disso, na Bielorrússia também existe um grande consumo de carne, produtos lácteos e de draniki, as panquecas tradicionais que marcam o pequeno-almoço do país.
Bélgica
Um país onde a alimentação parece minimamente saudável e sem grandes exageros, estraga todo o plano durante a sobremesa. Waffles, chocolates, coberturas de creme e chocolate derretido e bolos calóricos são típicos neste país e muito comuns em todas as refeições.
República Checa
Presunto defumado acompanhado com uma cerveja de 1 litro é o prato típico da República Checa e representa muito bem os restantes hábitos alimentares neste país. Com uma percentagem de 33% da população obesa, incluem muitas carnes, molhos e pão nas suas ementas.
Alemanha
Salsichas, costelas fritas e sopas de carne são as refeições mais típicas na Alemanha, contribuindo para uma alta taxa de obesidade da sua população e planos de alimentação muito pouco saudáveis.
Os mais saudáveis
Índia
Especiarias, são o que melhor representa a cozinha indiana. Responsáveis pelo sabor intenso dos pratos indianos, acrescentam também inúmeros benefícios para a saúde, como a prevenção do Cancro e do Alzheimer.
Finlândia
Peixe, peixe e mais peixe, é assim a dieta finlandesa. Normalmente acompanhado de legumes ou saladas e molhos feitos com frutas, o peixe é a estrela da maioria dos pratos típicos finlandeses, como por exemplo a sopa de salmão. Relativamente à carne, as mais consumidas no país são as de alce e veado, mais saudáveis que as típicas carnes de porco dos outros países.
Japão e Vietname
Peixe, algas e marisco acompanhados de legumes, soja e arroz caracterizam muito bem a cozinha japonesa. Com um baixo consumo de carne e gordura animal o japão é um dos países mais saudáveis do mundo, com uma dieta variada e bastante nutritiva. Da mesma forma, no Vietname também existe um alto consumo de legumes, marisco e arroz, que juntamente com a abundância de ervas e especiarias torna o Vietname num país extremamente saudável.
Países Mediterrâneos
O Mediterrâneo, uma grande região banhada pelo mar mediterrâneo, possui excelentes pratos baseadas em marisco, peixe, hortaliças e frutas frescas. Produtos muito utilizados principalmente na Grécia e na Itália. O uso de algumas especiarias como o manjericão e os orégãos tornam os pratos desta região ainda mais saudáveis. Através da nossa lista, é muito fácil a perceção de que os países mais saudáveis baseiam a sua dieta em hortaliças, frutos frescos, especiarias, mariscos e muito peixe, sendo comum o consumo moderado de carnes.
Receitas
E para terminar esta volta ao mundo gastronómico, deixámos-lhe 3 receitas para se inspirar e preparar uma refeição deliciosa e nutritiva baseada num destes magníficos países saudáveis!
Frango com molho curry
Ingredientes:
- 1 frango
- 1 maça reineta
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 50g de coco ralado
- 4 dl de leite de coco
- 0,5 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de caril indiano em pó
- 1 folha de louro
- Salsa ou coentros
- Sal e pimenta
Preparação:
- Arranjar o frango, cortar em pedaços e temperar com sal e pimenta. Descascar a cebola e os dentes de alho e picar finamente;
- Colocar o tacho ao lume com azeite, deixar aquecer, juntar os pedaços de frango e deixar cozinhar. Adicionar depois a cebola, os dentes de alho e a folha de louro e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar 5dl de água, juntar o caril e o leite de coco, mexer e deixar ferver;
- Descascar e ralar a maça reineta, adicionar ao tacho e deixar cozinhar até que o frango fique macio. Juntar o coco ralado, deixar ferver um pouco, retirar do lume e servir polvilhado com salsa ou coentros. Acompanhar com arroz branco.
Filetes de salmão com ervas aromáticas
Ingredientes:
- 1 filete de salmão
- 1 pimento amarelo
- 1 pimento vermelho
- 1 curgete
- 2 talos de aipo
- 3 dentes de alho
- 50 ml de azeite
- 1 lima
- Ervas aromáticas a gosto
- Sal e pimenta
Preparação:
- Arranjar e temperar o filete com os dentes de alho picados, sal e pimenta;
- Limpar os pimentos de sementes e cortar em cubinhos. Cortar a curgete em pedaços pequenos e o aipo em meias-luas. Dispor estes legumes em volta do peixe;
- Temperar os legumes com sal e pimenta, regar com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 35/40 minutos;
- Retirar do forno, regar com sumo de lima e juntar as ervas aromáticas.
Salada mediterrânica com funcho e aipo
Ingredientes:
- 250g de tomates cereja
- 100g de queijo mozarela
- 30g de queijo parmesão
- 1 cebola roxa
- ½ bolbo de funcho
- 1 rama de aipo
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre
- Mistura de alfaces variadas
- Sal e pimenta
Preparação:
- Cortar os tomates-cereja ao meio e a cebola em meias-luas. Arranjar o aipo e cortá-lo em rodelas. Cortar o funcho em fatias finas;
- Numa saladeira, envolver os ingredientes anteriores com a mistura de alfaces e os queijos mozarela;
- Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre e finalizar com o queijo parmesão lascado.
*Todas as receitas são para 1 pessoa, dobrar as doses de todos os ingredientes para 2 pessoas.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.