Clinicas Persona - Uma característica especial da microbiota intestinal é a sua importância para o sistema imunitário

O que fazer para ter uma flora intestinal saudável?


Uma microbiota intestinal (também chamada de flora intestinal) é essencial para a saúde em geral, já que contribui para uma boa digestão, um sistema imunitário saudável ou até para a saúde mental. Hoje em dia, pode ser um desafio manter uma flora intestinal saudável com tanto stress no nosso dia a dia.

A microbiota intestinal é composta por bilhões de bactérias diferentes. A genética individual, a dieta e os fatores ambientais, condicionam o número e a variabilidade das espécies de micróbios que habitam o trato intestinal de cada pessoa.

O intestino é o centro de muitos processos importantes do corpo que são essenciais para a saúde. Realiza tarefas vitais, mas para isso, necessita da ajuda das suas pequenas habitantes: as bactérias. Há bilhões de bactérias intestinais, que se encontram principalmente no intestino grosso. Juntos chamam-se de “microbiota e flora intestinal”. O termo “flora” já não é muito apropriado, uma vez que se baseia na antiga conceção de que os organismos vivos microscópicos são plantas.

Uma característica especial da microbiota intestinal é a sua importância para o sistema imunitário. As tarefas mais importantes da microbiota intestinal são o seu contributo para o funcionamento do nosso sistema imunitário; formam em parte a vitamina K, que é importante para a coagulação do sangue; contribuem para o abastecimento energético das células da mucosa intestinal; decompõem substâncias nocivas, como substâncias cancerígenas e evitam que patógenos proliferem no intestino

A microbiota intestinal influência no peso?

A falta de exercício, uma dieta hipercalórica, uma alimentação desequilibrada e o stress pode ser responsável pelo aumento de volume do corpo. No entanto, a composição da microbiota intestinal também tem um papel decisivo. O intestino e também a microbiota intestinal constituem um ecossistema complexo e independente composto por um grande número de espécies diferentes.

Como as condições ambientais do intestino permanecem constantes, pelo menos em pessoas sãs, este ecossistema costuma ser relativamente estável. No entanto, há fatores que podem influenciar negativamente a composição da colonização bacteriana. Nutrição e estilo de vida para manter a saúde intestinal são palavras-chave.

Cada pessoa segue uma dieta individual e uma rotina diária. A ingestão diária de alimentos tem uma influência significativa na microbiota intestinal. Os componentes dos alimentos, especialmente as fibras alimentares, servem como fonte de nutrientes e energia para os micro-organismos. Verificou-se que no intestino de pessoas com sobrepeso, não só predominam outros tipos de bactérias do que nas de peso normal, mas também vivem menos espécies.

A superabundância de nutrientes permite que alguns micro-organismos proliferem muito rapidamente, o que é uma desvantagem para outras espécies que posteriormente são deslocadas

Os medicamentos destroem o equilíbrio intestinal

Os antibióticos destroem ou inibem o crescimento das bactérias. Para combater as infeções bacterianas, pode ser necessária a administração de antibióticos. Infelizmente, estes medicamentos no conseguem determinar se o micro-organismo é perigoso ou não. Quando os antibióticos entram no intestino, também matam algumas das espécies de bactérias benéficas que ali se encontram de forma natural.

Embora a maioria dos tipos de bactérias se recuperem em poucas semanas após finalizar o tratamento farmacológico, algumas não voltam ao seu estado original mesmo após seis meses. Esta é uma das razões porque os antibióticos devem, sempre, utilizar-se com cuidado e nunca de maneira indiscriminada.

Que suplementos ajudam a manter uma boa saúde intestinal?

  • Probióticos: também conhecidos como “bactérias boas”, os probióticos (e os “pré-bióticos”) ajudam o crescimento e a manutenção de bactérias saudáveis no nosso intestino. Podem ajudar o processo de digestão e apoiar a saúde geral do intestino.
  • L-glutamina: este aminoácido tem muitos benefícios, mas um deles é o suporte para a saúde intestinal. A L-glutamina pode ajudar a equilibrar as bactérias do intestino, regular a inflamação e favorecer a saúde do revestimento da mucosa do intestino.
  • A Casca de psyllium: é um dos ingredientes mais comuns nos suplementos de fibra, ajudando a regular os níveis de bactérias no intestino e favorece uma digestão regular
  • Alguns estudos demostraram que os ácidos gordos polinsaturados, como o Omega-3 do óleo de peixe, favorecem a boa saúde da microbiota intestinal.
  • Fibro-nutrientes: estes nutrientes que obtemos exclusivamente de plantas, como frutas e vegetais, demonstraram desempenhar um papel importante na saúde intestinal, mesmo além dos benefícios das fibras. Tomar um suplemento vegetal pode ajudar a fornecer uma dose de fito-nutrientes à base de plantas para apoiar a saúde intestinal e a saúde geral.
  • O gengibre: é um alimento poderoso que tem sido usado há séculos em muitas culturas e recentemente foi descoberto que desempenha um papel na regulação dos níveis de bactérias no intestino. Mas, embora ainda sejam necessárias mais pesquisas nessa área, parece que o gengibre também desempenha um papel na saúde intestinal
  • A alcachofra: é uma planta rica em nutrientes e fibras, que também foi associada em estudos iniciais ao aumento de bactérias saudáveis no intestino, mas ainda são necessárias mais pesquisas nessa área. Suplementos derivados de alcachofra são promissores para apoiar a saúde intestinal.

 Embora a boa digestão seja importante, a saúde intestinal vai muito além da simples absorção dos alimentos. Melhorar a saúde intestinal com suplementos como probióticos, óleo de peixe e psyllium pode ajudar a maximizar os níveis de bactérias saudáveis no intestino e melhorar a saúde mental, o sistema imunológico e a saúde óssea.

Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.

Mais de 30 anos de experiência

Mude com confiança. Alcance os seus objetivos através de tratamentos seguros, eficazes e acessíveis, projetados para resultados duradouros e sem surpresas desagradáveis.

Marcar consulta gratuita

Beneficie de um serviço exclusivo, com total transparência, sem custos escondidos e totalmente comprometido com os seus resultados.

  • Avaliação inicial gratuita.
  • Análise corporal completa.
  • Uma sessão gratuita do programa prescrito (excepto Pershape e Depilação permanente).
  • Planos personalizados e acompanhamento constante.
  • Profissionais de saúde qualificados e em constante formação.
  • Facilidade de pagamento.

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.