O seu carrinho está vazio!
Rabanetes
De gosto refrescante, mas ao mesmo tempo picante, o que não é do agrado de muita gente, o rabanete é uma hortaliça da família Brassicaceae, a mesma do nabo, do bróculo, do agrião e das couves.
Na nossa culinária ele é habitualmente consumido em cru, em finas fatias e misturado com outros legumes em saladas frias, mas também pode ser consumido cozido (sopas) ou adicionado a determinados pratos na forma de pickles quando conservado em vinagre.
Podemos encontra-lo todo o ano nas prateleiras dos hipermercados graças à produção em estufa, mas os meses mais típicos para a sua colheita são maio, junho e julho.
As suas raízes são de cor branca e rosada e o seu aspeto é esférico ou ligeiramente alongado, pesando em média 50/75 gramas cada bolbo.
Características Nutricionais:
De entre todas as hortaliças são das que têm o menor valor calórico, não indo além das 17 Kcal/100 gramas e são praticamente livres de gorduras e açúcares.
Além disso são ricos em minerais como o magnésio, o fósforo, o ferro, o potássio e o cálcio e em vitaminas como a niacina, a vitamina B2, a vitamina B6 e a Vitamina C, tendo também alguma fibra na sua composição.
Além das interessantes características nutricionais acima descritas, aos rabanetes são também atribuídas algumas propriedades medicinais.
Muitas variedades de rabanetes possuem compostos sulfurados (responsáveis pelo seu gosto peculiar) que estimulam a secreção biliar e facilitam a digestão, pelo que ao seu consumo associam-se benefícios ligados a: afeções biliares, transtornos digestivos, sinusite e bronquite, além de possuir agentes fitoquímicos com propriedades preventivas no que a neoplasias diz respeito.
Como tal e se gosta de dar toque especial às suas saladas, deve procurar, de vez em quando, incluir os rabanetes nas mesmas, enriquecendo-as, quer do ponto de vista gastronómico quer do ponto de vista nutricional.
Curiosidade:
Apesar das origens do seu cultivo remontarem ao tempo dos gregos e romanos, este é abundantemente produzido e consumido mais em países asiáticos, como o Japão e a Coreia.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.