O seu carrinho está vazio!
Recomendações COVID-19
Até ao momento, sabemos que o novo coronavírus – COVID-19 – é transmitido pelo contacto próximo com pessoas infetadas e/ou superfícies e objetos contaminados.
A transmissão entre pessoas é feita, principalmente, através de gotículas ou secreções e estima-se que o período de incubação seja entre 2 a 14 dias.
Por isso, proteja-se a si, aos seus e aos outros.
- Mantenha a distância social: Mantenha-se sempre afastada/o das outras pessoas no mínimo um a dois metros. Caso haja pessoas à sua volta a espirrar ou a tossir, tente manter o maior distanciamento possível.
Porquê? Quando alguém tosse ou espirra, várias gotículas são projetadas da boca e/ou do nariz e podem transportar o vírus. Por isso, caso esteja muito perto de uma dessas pessoas, pode respirar essas gotículas e ser infetado.
- Lave as mãos frequentemente: Lave as mãos (palma, dorso e entre os dedos) até aos punhos, com água e sabão numa duração mínima de 20 segundos, de forma regular, ou desinfete-as com uma solução alcoólica.
Porquê? Porque na eventualidade de tocar em algum objeto contaminado, o vírus permanecerá nas suas mãos durante pelo menos cerca de 10 minutos e como tal, se lavar as mãos com água e sabão ou utilizando uma solução alcoólica, matará o vírus.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca: Sem nos apercebermos, durante um dia, conseguimos tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca imensas vezes. Mas agora deve evitar ao máximo fazê-lo.
Porquê? As nossas mãos tocam em muitas superfícies e podem assim transportar o vírus. Se tocarmos nos olhos, nariz e/ou boca com as mãos contaminadas, podemos transferir o vírus, que entra facilmente no nosso organismo, desenvolve-se e provoca a doença.
- Pratique a higiene respiratória: Sempre que tossir e/ou espirrar cubra a boca e o nariz com a parte interior do braço ou utilize um lenço de papel. No caso desta última, deite o papel no lixo e lave de imediato as mãos.
Porquê? Tal como já foi referido, as gotículas são transmissoras do vírus, logo, seguindo uma boa higiene respiratória, protege as pessoas à sua volta da contaminação do vírus COVID-19 e outros.
- Limpeza das superfícies: Deve ser realizada uma limpeza regular das superfícies, de forma a eliminar o vírus. Não é necessário nenhum detergente específico, contudo, a utilização de lixívia pode ser benéfico, principalmente em suspeitas de contaminação.
Porquê? Facilmente se acumulam vírus e bactérias em sítios que não são limpos regularmente, no entanto, a maioria deles não são prejudiciais à saúde. Neste caso do COVID-19, ele consegue resistir durante horas e/ou dias em determinadas superfícies, o que aumenta por si só a possibilidade de contágio.
- Proteja a sua casa: Quando entramos em casa devemos ter em mente que a zona da entrada deve ser a única zona contaminada, ou seja, onde deveremos deixar o calçado, a roupa de sair e todos os objetos, como por exemplo o telemóvel. Posteriormente e se possível, deve-se colocar a roupa para lavar a 60º (temperatura ideal para matar o vírus), o calçado deve ser colocado ao sol e o telemóvel deve ser desinfetado com uma solução alcoólica antes de passar para a zona não contaminada da casa, visto que é um objeto que está sempre connosco e nas nossas mãos.
Porquê? Nesta fase que estamos, de mitigação, o vírus está em todo o lado, ou seja, já não existe um controlo da sua propagação, nem das cadeias de transmissão e, portanto, sair à rua torna-se um risco em qualquer lado.
Se porventura alguém tossir e/ou espirrar nas nossas costas, sem precauções, as gotículas podem ir parar à nossa roupa e pode tornar-se uma forma de contágio.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.