O seu carrinho está vazio!
Saúde mental e ácidos gordos
A saúde mental é definida pela Organização Mundial da Saúde como um estado de bem-estar que permite aos indivíduos perceber suas habilidades, lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e realizar uma contribuição para a sua comunidade.
No mundo todo, 450 milhões de pessoas sofrem de desordens mentais ou comportamentais.
Em 2006, previu-se que a depressão representará a segunda doença mais prevalente no mundo até 2030.
A demência é definida como uma perda de cognição suficiente para interferir na função diária.
A principal forma de demência é a doença de Alzheimer (DA), que representa 60-80% dos casos e afeta 10-13% da população com 65 anos de idade.
Até o momento não há cura para a DA, não existe uma estratégia de prevenção amplamente aceita e não há nenhum tratamento eficaz.
A DA é caracterizada por um declínio gradual da memória e de pelo menos outro domínio cognitivo.
A teoria principal da DA é de que as células neurais sofrem danos tanto oxidativos como inflamatórios, causando graves perturbações no seu funcionamento, o que leva a danos no DNA. Aqui surge a importância dos ácidos gordos na nossa alimentação.
Encontram-se explicações biológicas para o uso de ácidos gordos ómega-3 no tratamento da demência, entre elas:
- há uma relação entre desnutrição e demência;
- os ácidos gordos ómega-3 apresentam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
- os ácidos gordos influenciam os níveis de colesterol no sangue e existe uma relação potencial entre os níveis de colesterol e o desenvolvimento da demência;
- existe a possibilidade de uma relação direta entre ácidos gordos ómega-3 e mecanismos neuro químicos específicos envolvidos no desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Nas últimas três décadas vários estudos têm relatado que a dieta habitual é relevante para a etiologia dos transtornos depressivos.
Por estes motivos uma alimentação rica em ácidos gordos ómega-3, presentes em particular nos alimentos marinhos (peixes, mariscos e algas) é um fator importante para a prevenção deste tipo de patologias.
Visite-nos numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta gratuita e sem compromisso. Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.