Sementes de Girassol
Quem acompanha as tendências de uma alimentação saudável de certeza que já ouviu falar do consumo de sementes…sementes de linhaça, chia, papoila, girassol etc.
O consumo destas sementes, possivelmente consumidas desde tempos remotos, pode dar mais cor e sabor à nossa alimentação, mas também contribuir para o aumento da sua qualidade nutricional, pois são uma boa fonte de vitaminas, minerais, ácidos gordos essências, proteínas, fitoquímicos e antioxidantes.
As sementes do girassol, planta originária da América do Norte que chegou à Europa em meados do século XVI e onde o seu cultivo servia apenas para uso decorativo, fazem parte da alimentação diária dos vegetarianos e são comummente conhecidas na nossa população pelo snack “pipas”.
Ponto de vista nutricional
Do ponto de vista nutricional uma porção de sementes, aproximadamente, 30g possui 176kcal e é uma boa fonte de gordura mono e polinsaturada, fibra, proteína, vitamina E, tiamina, magnésio, cobre, selénio e manganésio. Sendo que a principal característica destas sementes é ser uma grande fonte de vitamina E, pois uma porção fornece quase metade da dose diária recomendada para um adulto.
Estas sementes apresentam um sabor suave e textura firme e pode consumi-las em qualquer refeição desde nas suas saladas como snack nos seus iogurtes. Estas podem ser vendidas embaladas ou avulso e conservadas em embalagens fechadas em ambiente fresco (podem até ser mesmo conservadas no frigorífico) e seco. Apesar destas sementes serem uma boa fonte nutricional devemos evitar o consumo daquelas que têm adição de açúcar ou sal, como o famoso snack “pipas” referido anteriormente, e devemos apenas consumir a quantidade recomendada de 30g por dia devido ao seu elevado teor energético e lipídico.
Receita Barras de Cereais
Ingredientes:
- 130g de flocos de aveia
- 70g de amêndoas
- Mistura de sementes de girassol e sésamo e avelãs q.b.
- ½ chávena de ameixas secas
- Canela q.b.
Preparação:
Em primeiro lugar, triture as ameixas até obter uma textura homogénea e reserve.
Seguidamente corte as amêndoas e avelãs em pedaços e junte os flocos de aveia e a mistura de sementes.
Junte o preparado das ameixas e misture tudo muito bem.
Numa forma de bolo inglês com papel vegetal coloque a mistura e com uma colher espalhe a até ficar lisa e uniforme.
Leve ao forno, pré-aquecido a 160º, durante 20 a 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer à temperatura ambiente, posteriormente conserve no frigorífico e, quando estiverem frias, corte e reserve num recipiente fechado.
Visite-nos, numa Clínica Persona perto de si e agende uma Consulta de Avaliação gratuita e sem compromisso.
Só assim é possível saber qual a melhor estratégia a seguir e ter a garantia de um acompanhamento personalizado e adaptado às suas necessidades específicas.
2 Comments
Comments are closed.
Ora aqui está uma boa sugestão para eu levar como snack e comer antes do treino!
Faço ginásio regularmente, 3 a 4 vezes por semana, e apesar de o fazer para me libertar do stress do dia a dia e porque gosto mesmo de desporto, a verdade é que aquele pequeno “pneuzinho” faz com que os abdominais não sejam visíveis e não consigo ter um “six pack”.
Há solução para isto ou só mesmo indo “à faca”?
Obrigado.
Olá Caro Miguel,
Agradecemos a sua mensagem e informamos que, em princípio, podemos ajudá-lo a eliminar esse “pneuzinho” e, assim sendo, não terá necessidade de fazer uma cirurgia.
Deste modo e com o intuito do nosso Clínico avaliar qual o melhor tratamento para o seu caso concreto, solicitamos que contacte a Clínica Persona mais próxima da sua área de residência, a fim de agendar uma Consulta de Avaliação gratuita e sem qualquer compromisso ou, se desejar, pode aceder à seguinte página – https://clinicaspersona.com/landing-marcar-consulta/ – e preencher um breve formulário, que posteriormente entraremos em contacto consigo, esclarecemos todas as suas questões e agendamos uma Consulta de Avaliação caso seja do seu interesse.
Obrigada e bom fim de semana!